A "Black Diamond" é uma pequena cervejaria americana localizada em Concord, Califórnia - cerca de 50 quilômetros ao nordeste de São Francisco. Sua sede, atipicamente instalada numa zona industrial da cidade, conta com um 'Brewupub' onde o público pode provar todos os rótulos da casa.
Apesar de relativamente pouco conhecida, a "Black Diamond" já tem mais de 20 anos, tendo sido fundada em 1994. Seu nome se refere à antigas minas de carvão que funcionavam na região durante os séculos XIX e XX, da qual também eram extraídos os cobiçados diamantes negros.
A "Jagged Edge" é uma 'West Coast IPA' feita com 3 tipos de malte e 3 variedades de lúpulo (Columbus, Simcoe e Centennial). Amargor de 75 IBU.
Líquido translúcido, um pouco enevoado, de coloração alaranjada. No copo exibe bela formação de creme bege claro, denso, consistente e de longa retenção.
O aroma evoca traços de malte caramelizado, levemente tostado, atrelado à notas resinosas de lúpulo com ecos de óleo de pinho, 'grapefruit' e tangerina. Algo agradável, mas que não chega a impressionar.
Na boca mostra corpo médio e carbonatação amena, com textura quase cremosa. Considerável doçura de malte caramelizado/ligeiramente tostado emoldura a base sobre a qual ergue-se um amargor firme, resvalando em notas de pinho, 'grapefruit', tangerina - além de suave condimentado. O final segue ao mesmo tempo doce e amargo, pontuado por toques cítricos, herbáceos e resinosos dos lúpulos. Álcool bem inserido e 'drinkability' mediana.
A sensação é de uma IPA meio que feita no "piloto automático", resultando numa cerveja apenas boa, porém nada memorável. O dulçor talvez tenha sobrado um pouco no conjunto.