- Cervejas
- Estados Unidos
- Anchor Christmas Ale 2010
Anchor Christmas Ale 2010
Informações
Each year since 1975, Anchor Brewing creates a distinctive Christmas Ale, available from early November to mid-January. A rich, dark spiced ale, our secret recipe is different every year—as is the tree on the label—but the intent remains the same: joy and celebration of the newness of life. Each year our Christmas Ale gets a unique label and a unique recipe. Although our recipes must remain a secret, many save a few bottles from year to year. Properly refrigerated, the beer remains intriguing and drinkable for years. Different nuances emerge as the flavor mellows slightly, much like the memories of great holiday seasons past. Celebrate the holidays with Anchor Christmas Ale, an Anchor tradition since 1975.
Avaliações dos usuários
Detalhes
Marrom escura, leve matiz rubi. Espuma morena de bela formação e persistência. Aroma muito condimentado, cravo, canela. anis. castanhas, chocolate, caramelo, me lembrou muito um pão de mel.
Corpo levemédio, boa carbonatação e no sabor novamente muitas especiarias aparecem. Adocicada e condimentada demais, enjoativa. As especiarias persistem muito tempo no retro gosto apesar do final seco. Ela é diferente, mas acho que houve exageros e falta de equilibrio. O ponto forte é o aroma e sua aparência.
www.panelademalte.blogspot.com
Vertida na taça, apresentou-se marrom, com reflexos avermelhados e uma translucidez razoável. Com creme bege, de formação abundante e ótima duração, que ainda fez rendas nas laterais da taça.
Uma confusão se faz na cabeça com tamanha variedade de especiarias. Lembranças muito vívidas de baunilha, canela, cravo, erva doce além de cidreira se fazem presente. Serão todas elas adicionadas? Tudo isso encaixa perfeitamente com os aromas advindos dos maltes, como chocolate, nozes e avelã.
Inicia-se adocicada no paladar, com lembranças de chocolate ao leite e nozes. De liciosa combinação que evolui para um final picante e adocicado das especiarias adicionadas. Finalmente uma secura fechando o paladar. Possui um corpo relativamente, apesar da sensação sedosa que o malte confere. Tem carbonatação média e uma drinkabillity impressionante para a proposta.
Já não é de hoje que gosto das versões da Anchor para certos estilos de cerveja. Difícil acertar na mão quando se mexe com especiarias. Como verdadeiros mestre-cucas, os californianos fizeram uma receita que surpreende até aqueles acostumados com os cardápios mais finos.
Detalhes
Outra coisa que muda todo ano é o rótulo. Obrigatoriamente ele tem uma árvore verde bem no meio, porém o tipo de arvore muda a cada nova receita. A versão de 2010 levou a espécie Ginkgo Biloba e curiosamente foi a primeira vez em 36 anos em que o nome cientifico da arvore não saiu no rotulo. Aconteceu devido a uma proibição pelos orgãos reguladores que ficaram com receio de que isso pudesse levar alguém a acreditar que a cerveja possuísse o remedio de mesmo nome em sua receita. A versão desse ano de 2011 tem a arvore Bristlecone Pine no rotulo.
Verte líquido de coloração marrom-escura, quase negra, com raios avermelhados quando olhada contra a luz. O colarinho é cremoso e abundante, de cor beige, persistindo bem por uns 2 minutos até descer para uma densa camada de espuma que fica na superficie. A retenção fica acima da média.
Aroma interessantíssimo que mistura lúpulos cítricos, notas frutadas (uva-passa, ameixa, damasco e frutas cristalizadas), especiarias (canela e cravo) e um final maltado com grande presença de chocolate.
Sabor inicial de malte escuro torrado, caramelo e chocolate. Segue com notas de especiarias e frutas, principalmente tabaco, uva passa e frutas cristalizadas (panetone). Tênues notas lupuladas florais e pouco amargor finalizam.
O corpo é surpreendentemente medio a baixo e o drinkability é alto, mesmo com todas as especiarias ela não chega a ser enjoativa. A carbonatação é leve e aveludada e o mouthfeel relativamente seco devido a adstringência dos maltes escuros.
No geral é uma cerveja muito peculiar e divertida, com corpo leve e sabores intensos e complexos. Sem dúvida um excelente acompanhamento para pratos natalinos com especiarias.
http://cervejasamericanas.blogspot.com