Essa foi a cerveja especialmete separada para comemorar minha 500ª avaliação aqui no Brejas, em um jantar harmonizado com entrada (Bruschetta de atum + De Ranke Saison) prato principal (Pene a Carbonara + Baden Baden Tripel) e sobremesa. Ela acompanhou a sobremesa, comentou a harmonização no final.
E com todo esse clima especialmente criado para apreciar essa cerveja, ao deita-la no copo ela apresentou um liquido extremamente preto e opaco, com uma formação de espuma marrom de baixa persistência. No aroma mesmo longe do nariz já se nota o amadeirado e a turfa com notas de iodo e fumo. Ao aproximar ela do nariz, notas de carvalho, novamente da turfa, café, baunilha, frutas vermelhas e maltes: defumados, tostados e caramelo. Na boca o inicio é amadeirado e defumado, algumas notas adocicadas sobressaem no meio do gole e seu final é seco e amargo dos tostados, com essa sensação bem prolongada ao final. Com uma textura licorosa, um corpo extremamente forte e sua a carbonatação baixa, sua drinkability é ate elevada para o estilo.
Bastante personalidade nessa mítica cerveja, um rótulo a altura da 500ª avaliação.
Harmonizada com Bolo de chocolate com recheio de Framboesa (receita da minha mãe) - O chocolate e a framboesa do bolo deram um contrates legal com os toques amargos da cerveja e exaltaram as notas adocicadas, sensação bem diferente de degustar apenas a cerveja.