Dando continuidade a minha pretenciosa "varredura" pela linha de cervejas da Faxe, venho falar da porrada no estômago que é essa Faxe Extra Strong. Não dá pra começar o relato sem falar nos 10% ABV que ela tem.
Falando sério, trata-se de uma Larger, mais precisamente, segundo pesquisei, de uma Malt Liquor, termo definido nos Estados Unidos para esse tipo de cerveja que atinge tamanho teor a partir da adição de açúcar, já que o amido do malte dificilmente atinge percentuais tão altos sem técnicas mais avançadas.
Mas não gostei do estilo de cerveja. Muito alcoólica de encobre os sabores. É quase um destilado. Tem boa aparência, cor e espumas legais, carbonatacão idem, e um gosto que, decantado na boca, inspira algo de amargo (creio ser do lúpulo, que é adiconado nesta Malt liquor - nem sempre, acreditem, é o caso - e não um off-flavor, pois por ser larger não creio que seja um problema de fermentação). No aroma, contudo, o álcool domina. Tem retrogosto adistringente e amargo. Ponto forte: não é uma cerveja pra se esquecer; ponto fraco: drinkability difícil e limitada. Uma dessas is enough pra noite toda.