Mais um rótulo da To Øl - cervejaria "cigana" fundada em 2010 na capital dinamarquesa, Copenhague.
MR. ORANGE
*Unidade produzida sob contrato na fábrica da cervejaria De Proefbrouwerij, em Lochristi - Hijfte, Bélgica.
Feita com três tipo de malte de cevada, malte de trigo e trigo em flocos, trata-se de uma espécie de "imperial" 'Extra Special Bitter' modificada, levando extratos de toranja, tangerina e clementina - além do 'dry hop' com o lúpulo alemão Mandarina Bavaria. Amargor de 49 IBU.
O rótulo faz parte da série "Mr.", em que cada cerveja leva o codinome de um dos membros da gangue de assaltantes retratada no filme "Cães de Aluguel" (primeiro longa do diretor Quentin Tarantino, lançado em 1992). As receitas foram elaboradas utilizando ingredientes que tenham a ver com a cor representada pelo nome dos personagens, respectivamente Mr. Blonde, Mr. Blue, Mr. Brown, Mr. Pink, Mr. White e Mr. Orange (interpretado por Tim Roth).
Já o design do rótulo faz referência ao sistema de cores CMYK (abreviatura para Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) - um padrão usado por fotocopiadoras e impressoras. Os números à frente de cada letra indicam os valores aplicados a cada elemento para a composição da cor final.
Líquido enevoado de coloração amarela clara. Servido, forma três dedos de colarinho branco, fofo e duradouro.
No nariz, notas de tangerina e 'grapefruit' acompanham leve traço caramelizado de malte.
O sabor segue nessa linha, contrastando toques meio azedinhos de tangerina, mexerica e toranja com a doçura suave do malte caramelizado. Certa adstringência, similar à encontrada na casca das referidas frutas, enseja o final amargo, praticamente seco. Uma sensação cítrica intensa persiste no retrogosto. De corpo baixo-médio e alta carbonatação, tem drinkability apenas razoável.
Tem-se assim uma cerveja consideravelmente refrescante, cujo caráter distinto proveniente das frutas adicionadas é potencializado pelo lúpulo. Um pouco adstringente demais, talvez. Ainda assim, interessante.