_De um lado, Mikkeller: precursora do modelo "cigano", fundada em 2006 pelo dinamarquês, ex-professor universitário de física e matemática, Mikkel Borg;
_De outro, Three Floyds: cervejaria americana queridinha dos 'beergeeks', responsável por um dos rótulos mais cultuados do mundo - "Dark Lord" - uma Imperial Stout anual de tiragem única. Localizada em Munster, Indiana, foi fundada em 1996 pelos irmãos Nick, Simon e o pai Mike Floyd.
BOOGOOP
Mais um rótulo da linha "Goop" (série colaborativa entre as cervejarias), esta 'American Barleywine' é feita com malte de cevada, trigo sarraceno e lúpulo.
*Unidade produzida sob contrato na fábrica da De Proef Brouwerij - cervejaria em Lochristi-Hijfte, Bélgica.
Líquido enevoado de coloração âmbar. Servido, forma exuberante camada de creme bege denso, fofo e duradouro.
Aroma intenso simultaneamente maltado, lupulado e condimentado. Reminiscências de açúcar queimado, bolo de laranja, grama cortada, pinho - e até mesmo especiarias como alcaçuz e cominho (chegando a lembrar àquelas balas japonesas "Jintan") - chamam bastante a atenção.
Ao paladar mostra corpo robusto, com textura sedosa e carbonatação intermediária. Elementos cítricos, herbáceos e condimentados salpicam sobre a base consideravelmente doce de malte caramelizado. Sugestões de compota de laranja, pinho, alcaçuz e louro entremeiam notas de toffee e rosquinha. Álcool pouco perceptível. Um amargor firme complementa o final adocicado, resinoso e condimentado. Interessante sensação de especiarias persiste no retrogosto.
Cerveja deveras complexa, algo exótica até. Vale muito a experiência.