A "Amager Bryghus" é uma conceituada microcervejaria dinamarquesa localizada na ilha de Amager, próxima à capital Copenhague. Seus fundadores, Jacob Storm e Morten Valentin, começaram a produzir cerveja em casa meio que por acaso graças a um trabalho de faculdade. A tarefa acadêmica exigia que eles entregassem um projeto sobre química e física - matérias pouco dominadas por ambos. De maneira quase profética, decidiram então escrever sobre o processo de fermentação da cerveja, nascendo aí o interesse pela produção da bebida. As brassagens caseiras foram tão bem-sucedidas que eles julgaram estar prontos para encarar pro mercado. Assim, em 2007 inauguraram a cervejaria.
Ao longo dos anos, a "Amager" tem sido aclamada por público e crítica especializada, conquistando inúmeros prêmios e aparecendo diversas vezes na lista das 100 melhores cervejarias do mundo.
THE SINNER SERIES - GLUTTONY
O rótulo faz parte da linha temática "The Sinner Series", que abrange sete cervejas de estilos diferentes identificadas pelo nome de cada um dos 7 Pecados Capitais. Nesta série, a "Gluttony" (ou gula) corresponde a uma 'Double IPA' pecaminosamente lupulada, englobando 7 variedades da cobiçada flor: Herkules, Cascade, Summit, Centennial, Amarillo, Simcoe e Sorachi. O amargor beira a casa dos 200 IBU's.
Líquido dourado translúcido - na taça forma dois dedos de creme branco feito de bolhas finas com média retenção.
Aroma um tanto quanto excêntrico de lúpulo, soprando nuances cítricas, frutadas e condimentadas sobre discreta base maltada. Reminiscências de limão vem à frente, seguidas por notas de romã, tangerina, casca de laranja, kiwi, gengibre e anis. Interessante.
Na boca revela corpo médio-alto, carbonatação amena e textura intermediária entre o licoroso e o sedoso. A bateria impiedosa de lúpulos dispara logo no ataque, emitindo saraivadas picantes, amargas e condimentadas. Felizmente no centro ergue-se sólida parede de malte, absorvendo bravamente o impacto com sua suculência e doçura. Sugestões de romã, casca de laranja, erva-cidreira e limão transitam com desenvoltura; notas de pinho, gengibre e anis pululam pelos cantos. O álcool se faz presente, ainda que bem inserido. Final intenso, relativamente equilibrado, ao mesmo tempo maltado, picante e amargo. Uma adstringência moderada assinala o retrogosto persistente e condimentado. Drinkability mediana.
Cerveja de caráter diferenciado e muita personalidade - que se esquiva do lugar comum associado àss Double IPAs. Se puder pagar por esta indulgência, permita-se pecar.