Thor
HotInformações
Trata-se de uma cerveja de cor rubi, bastante encorpada, alcoólica com seus 9% abv, onde o aspecto maltado se sobressai tanto no aroma quanto no sabor ( melanoidina, tostado, munich e chocolate), levemente frutada ao fundo e com amargor bastante para equilibrar a cerveja, sem no entanto competir com o maltado.
Seu nome foi escolhido a dedo também. Thor é personagem clássico da mitologia nórdica-germânica, e, filho de Odin, representa força, com seu martelo mágico. Curiosamente há um conto que diz que Thor certa vez subiu até o Castelo do Gigante Hymir para dele roubar um enorme caldeirão, com o qual se fez cerveja e hidromel para presentear os Deuses e o povo. Thor tinha ainda uma carruagem puxada por dois bodes, Tanngnost e Tanngrisni. Nome melhor não poderia haver, logo, pra designar um estilo de cerveja tipicamente germânico, forte no malte e no álcool, chamado de doppelbock, ou em bom português dois bodes, ou duas vezes bode, tal como os dois bodes da carruagem do Thor mitológico.
Avaliações dos usuários
Não sei por que não esperava muito dessa cerveja não, mas surpreendeu. Muito gostosa e o álcool não aparece.
Ótima com provolone e outros queijos mais curados...
Detalhes
- Espuma bege e fofa, de baixa formação, cerca de um dedo, mas boa permanência, deixando fina penugem até o final e marcando as laterais da taça.
- Aroma bem proeminente de frutas secas e negras, destacando nozes, avelã e ameixas. Notas marcadas de caramelo/toffe também.
- Sabor inicialmente marcado pela potência dos maltes, com um dulçor aveludado de frutas negras, cristalizada, cereja, caramelo e mel queimado. Em seguida, suaves notas torradas.
- Final suavemente torrado e quente.
- Textura aveludada, semi-licorosa, carbonatação e corpo moderados.
Melhor nacional no estilo. Uma Doppelbock para bater de frente com as alemãs!
Detalhes
Aroma medianamente intenso com caramelo tostado, algumas notas torradas e álcool aparente.
Na boca o caramelo tostado faz a base com sentidas notas açucaradas, algo torrado e um certo DMS. Algo de pimenta e um quê defumado acabam meio perdidos nos maltes. O final é amargo torrado e com álcool bem aparente. Aftertaste com notas licorosas e caramelo tostado. Corpo médio e baixa carbonatação.
No conjunto uma doppelbock agressiva (doce e quente) e com baixa drinkability.