Recentemente a Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, foi adquirida pelo grupo Ambev, causando revolta entre muitos apreciadores. O fato é que ninguém sabe ao certo quais rumos a cervejaria vai tomar daqui pra frente. Talvez uma das poucas certezas seja o fim da produção de alguns rótulos, sobretudo aqueles encomendados por determinadas empresas.
Provavelmente este é o caso da "ICI 01", uma cerveja feita sob encomenda para o restaurante francês paulistano ICI Brasserie. Lançada em 2013, ela é uma adaptação da tradicional "Cauim" ('lager' da casa produzida com fécula de mandioca) da qual saem os lúpulos originais e entram os lúpulos franceses da região da Alsácia, respectivamente "Triskel" e "Strisselpalt". A receita foi criada pelo mestre cervejeiro João Becker - atualmente dono da cervejaria Weird Barrel.
Vale lembrar que em 2014 a Colorado lançou a mesma cerveja sob outra denominação, numa edição especial para a Copa do Mundo. Quem não se recorda da "Cauim Allez Les Bleus" e sua polêmica propaganda com a mulher francesa de axilas peludas?
Dourada e brilhante, no copo exibe colarinho branco curto de baixa retenção.
No aroma, agradável brisa de lúpulo evoca toques cítricos e florais, esgueirando-se sobre a base ligeiramente abiscoitada de malte. Pontuais notas de casca de laranja chamam a atenção. Interessante.
Ao paladar revela corpo baixo e crocante, com sabor marcado pelo traço cítrico/floral dos lúpulos. O malte se coloca por baixo, em em meio a sutis notas de panificação. Suave acidez cruza o final lupulado de moderado amargor. Excelente 'drinkability'.
Os elementos cítricos juntos a discreta acidez proporcionam um conjunto significativamente mais refrescante que o da velha "Cauim". Vale pela curiosidade.