Inaugurada em 2009, a "Wensky Beer" fica na cidade paranaense de Araucária, próxima a Curitiba, sendo uma importante representante da rica cena cervejeira que desponta no estado. Durante os dois primeiros anos funcionou como uma espécie de "brewpub", anexa a um bar, mas desde 2011 dedica-se exclusivamente à produção comercial.
Seu fundador,Luciano Wengrzinski, conta que quando criança assistia os avós de origem polonesa prepararem cerveja caseira para consumo próprio e festividades. Isso o inspirou depois de adulto a interessar-se pelo setor. Após retornar de uma viagem a Europa, onde teve a oportunidade de conhecer diversas cervejarias, resolveu entrar de vez no ramo.
A "Malina" é uma 'Fruit Beer" feita com adição de extrato de framboesa numa base de 'Witbier'.
Antes mesmo de pô-la boca a coisa ficou emocionante: um 'gushing' violento, como há muito tempo não via, atacou de surpresa dando um banho em mim, na mesa, no chão e até em cima do computador. Mais de meia garrafa se perdeu na tragédia.
Líquido translúcido de coloração rósea avermelhada. No copo mostra espuma esbranquiçada de baixa formação e curta duração.
Aroma doce, levemente condimentado. O destaque fica por conta da fruta com lembranças de bala e geleia de framboesa. Notas de cravo e anis surgem ao fundo. Bacana.
Na boca tem corpo baixo de carbonatação pulsante e textura acetinada. Intenso sabor de framboesa e sua típica acidez prevalece sobre o traço do malte, remetendo à bala tipo "Ice Kiss". Nuances de cravo e anis pontuam o final seco e azedinho. Leve toque lático emerge no retrogosto. A 'drinkability' é razoável.
O resultado é uma cerveja agradável, ainda que um pouco desequilibrada pela excessiva presença de framboesa. Na falta de uma legitima 'fruit beer' belga pode ser uma boa opção.