Uma das iniciativas mais legais da "Eisenbahn" ao longo dos últimos 7 anos tem sido o concurso"Mestre Cervejeiro". A cada edição da competição (que aconteceu em 2007, 2008, 2009, 2013 e 2014 - com a edição 2015 em andamento) um determinando estilo de cerveja é escolhido para que os participantes produzam suas versões caseiras. Uma bancada de especialistas elege o melhor resultado e como prêmio o cervejeiro amador tem sua cerveja produzida em edição limitada pela "Eisenbahn". Além de ganhar milhares de litros de sua própria breja, o vencedor tem a honra de ver sua bebida apreciada por inúmeros consumidores Brasil afora.
Vencedora da 5° edição do concurso em 2014 e lançada em 2015, a "Ventura" foi a receita campeã elaborada pelo cervejeiro caseiro Anderson Faller, de Macaé (RJ).
Líquido dourado translúcido. Na taça exibe colarinho branco de média formação e baixa duração.
Aroma proeminente de malte com toques frutados e leve condimentado. Notas de panificação surgem abrilhantadas por nuances de tutti-frutti e banana com pitadas de cravo ao fundo. OK.
No palato destaca-se malte consideravelmente adocicado que, junto ao sabor de fermento, lembra pão doce. Tal como no aroma, sugestões de banana e tutti-frutti desfilam meio o corpo médio de carbonatação fervilhante. Ecos de cravo pontuam o final de baixo amargor ligeiramente picante. A 'drinkability é mediana.
Boa cerveja, ainda que significativamente distante do tradicional perfil belga para o estilo 'Blond Ale'. Em alguns aspectos, confesso que ela chegou até mesmo a lembrar a recente "Eisenbahn Saison".