FIO TERRA: muitos homens gostam, "mas só de vez em quando".
Piadinha infame ou apenas humor escrachado? Opiniões íntimas à parte, estamos falando do novo rótulo sazonal da "Urbana": aquela irreverente cervejaria paulistana sediada no Jabaquara.
Lançada durante a última edição do "Festival Brasileiro da Cerveja" em Blumenau (SC), a "Fio Terra" é uma 'India Pale Ale' com 70 IBU e um "toque diferente"; no caso, de laranja.
A produção, como de costume, se deu sob contrato na fábrica da cervejaria "Blondine", em Itupeva (SP).
Líquido turvo de coloração âmbar meio alaranjada. No corpo exibe alta formação de espuma bege clara de média retenção.
Predominante aroma de lúpulo cítrico/frutado desdobra-se em notas de tangerina, laranja, pitanga e lichia, com leve pinho. Nuances de malte caramelizado, ligeiramente tostado, vêm por baixo. Muito bom.
De corpo baixo-médio e carbonatação intermediária, tem gole de início maltado com leve tosta e reminiscências de pão integral. Considerável amargor de lúpulo vem em seguida trazendo ecos de 'grapefruit', casca de laranja e pinho. O final seco, moderadamente amargo e resinoso proporciona boa 'drinkability'.
Contrariando expectativas, o tão esperado "toque de laranja" só aparece mesmo atrelado a já conhecida "citricidade" dos lúpulos americanos - o que levanta dúvidas quanto ao real acréscimo da fruta na receita. Afinal, tem ou não tem laranja na cerveja? Para todos os efeitos, a fruta não consta da lista de ingredientes descritos no rótulo.
Sendo assim o que resta é uma boa 'IPA', sem nada que a destaque de outras boas cervejas do estilo, a não ser o nome engraçadinho.