Inaugurada em 2009, a "Wensky Beer" fica na cidade paranaense de Araucária, próxima a Curitiba, sendo uma importante representante da rica cena cervejeira que desponta no estado. Durante os dois primeiros anos funcionou como uma espécie de "brewpub", anexa a um bar, mas desde 2011 dedica-se exclusivamente à produção comercial.
Seu fundador,Luciano Wengrzinski , conta que quando criança assistia os avós de origem polonesa prepararem cerveja caseira para consumo próprio e festividades. Isso o inspirou depois de adulto a interessar-se pelo setor. Após retornar de uma viagem a Europa, onde teve a oportunidade de conhecer diversas cervejarias, resolveu entrar de vez no ramo.
Parte da linha "Wensky Folclore", a"Curupira" é uma 'American IPA' com amargor de 56 IBU que passa pelo processo de 'dry-hopping' utilizando lúpulos "Zeus".
Translúcida de coloração alaranjada moderadamente enevoada, exibe colarinho bege claro de excelente formação e longa permanência.
Aroma predominante de malte caramelizado com toques de melaço. Demasiadamente contido, o lúpulo surge meio a notas de casca de maracujá e compota de laranja. Falta brilho.
Na boca revela corpo médio de carbonatação contida. Malte caramelizado e melaço proporcionam moderado dulçor rapidamente atravessado por considerável amargor cítrico. Toques de 'grapefruit' e semente de maracujá insinuam-se meio apagados. Final semi-seco, amargo e resinoso. Retrogosto cítrico de média adstringência lembra sumo de casca de laranja.
'IPA' razoável de pouca personalidade. Quiçá mais fresca apresente melhor desempenho.
Mais uma avaliação bastante completa. Informações importantes, em especial para um aprendiz iniciante como eu.
Permito-me discordar apenas de um aspecto : a falta de brilho. Considero esta uma das melhores IPAs nacionais. Feita com muito esmero e foco na qualidade, se diferencia da maioria das ipas nacionais por sua maior carga de frutas no aroma e no sabor.
Saudações.
Permito-me discordar apenas de um aspecto : a falta de brilho. Considero esta uma das melhores IPAs nacionais. Feita com muito esmero e foco na qualidade, se diferencia da maioria das ipas nacionais por sua maior carga de frutas no aroma e no sabor.
Saudações.
Acredito quando você diz que a Curupira é uma ótima IPA. Mas, infelizmente, a unidade aqui avaliada realmente não estava em sua melhor forma.
Abs.
Abr.