A Cervejaria Colorado, sediada em Ribeirão Preto (SP), tem como marca registrada a elaboração de rótulos cujas receitas sempre incluem algum ingrediente com a cara do Brasil. É sob este mesmo paradigma, portanto, que nasceu a Colorado Berthô: uma 'Double Brown Ale' feita com adição de castanha-do-Pará ("Bertholletia Excelsa") torrada. Produzida com lúpulos 'nugget', ela tem amargor de 43 IBU. Vale ressaltar que a receita original foi concebida pelo cervejeiro caseiro Ricardo Rosa, quem teve a honra de ver sua cerveja reproduzida pela Colorado.
Translúcida de coloração âmbar, exibe colarinho bege de média formação e longa duração, estabilizando-se numa fina película.
Ao olfato percebe-se alta carga de malte tostado cercado por muito caramelo e sutil traço de castanhas. Indícios de álcool e suave caráter herbáceo de lúpulo complementam o aroma não muito complexo.
Na boca evidencia corpo médio-alto um pouco viscoso de elevada carbonatação. Bastante adocicada, traz ao palato avassaladoras ondas de malte tostado e caramelizado, carregando em seu cerne inegável sabor de castanha açucarada. Toques de melaço e suaves notas de lúpulo cítrico com ecos de doce de laranja ensejam um final longo de moderado amargor. Malte tostado, caramelo e sutil resina pontuam o retrogosto. A 'drinkability' é mediana.
Mais uma boa cerveja da Colorado. Vale a degustação.
Está escrito no rótulo. Apesar de não ser um estilo oficial subentendemos que se trata de uma brown ale bem mais alcoolica. No caso uma american brown ale. Segundo o BJCP o teto seria 6.2% ABV.