Inaugurada no segundo semestre de 2012 na cidade de Votorantim (SP), a Cervejaria Hoffen tem como símbolo o lobo. Curiosamente, contudo, "Hoffen" significa "esperança" em alemão e não "lobo".
O mais recente rótulo da cervejaria paulista é a "Zeus", uma 'American IPA" feita com lúpulos americanos do tipo "Cascade", "Ahtanum" e "Simcoe".
Líquido translúcido de coloração âmbar. No copo exibe espuma bege clara de alta formação e prolongada duração, mantendo-se firme e densa por vários minutos. Coisa linda!
O aroma traz malte caramelizado, levemente tostado, envolto por uma suave camada de lúpulos predominantemente cítricos/frutados com leve floral. Notas de mousse de maracujá, geleia de laranja e até mesmo nectarina agradam, mas sem impactar.
O primeiro gole revela uma cerveja surpreendentemente leve e cremosa com corpo médio-baixo e carbonatação intermediária. Suave dulçor de malte caramelizado/ligeiramente tostado se contrapõe ao significativo amargor de lúpulo. Bastante suculenta, traz ao palato nuances de 'grapefruit', maracujá, geleia de tangerina, pinho e casca de laranja. Equilibrada, tem final moderadamente resinoso com gentil adstringência. É no retrogosto, porém, que a faceta mais incisiva dos lúpulos se revela, ao projetar sobre a língua um amargor de incrível persistência que custa a sair. A 'drinkability' é maravilhosa.
Belíssima cerveja com potencial de crescer no gosto dos apreciadores e se tornar a mais nova "queridinha da geladeira", tal qual a já habitual "Colorado Indica". Para isso só precisava baixar um pouco o preço, chegando na casa dos 13 reais.
Parabéns a "Hoffen" e também a cidade de Votorantim, que se consolida cada vez mais como um dos principais redutos de boas cervejarias nacionais.
Na cidade de Sorocaba é possível compra-la por 14 dilmas!!
Muito boa mesmo!!!
Eu gostei demais! Porém não vale quase 18 reais. Por esse preço vou de trappist rochefort 10!