Detalhe da Avaliação

3.7 65
Brasil
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
27 de Julho de 2009 16548
(Atualizado: 15 de Outubro de 2014)
Avaliação Geral
 
3.6
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
14/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
A cervejaria "Sudbrack", localizada em Blumenau (SC), foi uma das pioneiras na cena artesanal brasileira. Inaugurada em 2002, ela teve êxito ao tornar acessível para o grande público um variado número de estilos por preços camaradas. Comprada pela "Schincariol" em 2008, acabou sendo absorvida anos mais tarde pelo mega grupo japonês "Kirin", atual responsável pela marca "Eisenbahn".

Uma das iniciativas mais legais da "Eisenbahn" ao longo dos últimos 7 anos tem sido o concurso"Mestre Cervejeiro". A cada edição da competição (que aconteceu em 2007, 2008, 2009 e 2013 com 2014 em andamento) um determinando estilo de cerveja é escolhido para que os participantes produzam suas versões caseiras. Uma bancada de especialistas elege o melhor resultado e como prêmio o cervejeiro amador tem sua cerveja produzida em edição limitada pela "Eisenbahn". Além de ganhar milhares de litros de sua própria breja, o vencedor tem a honra de ver sua bebida apreciada por inúmeros consumidores Brasil afora.

O tempo passou, as edições anteriores sumiram das prateleiras e muitos novos consumidores jamais tiveram a oportunidade de provar as vencedoras dos concursos passados. Mas eis que em outubro de 2014 a "Brasil Kirin" surpreende o mercado e lança sem aviso prévio o kit "Mestre Cervejeiro" - uma edição limitada que inclui nova leva de todos os quatro rótulos já produzidos pelo concurso. Estão ali a "Dama do Lago" (uma 'Belgian Dark Strong Ale'), "Joinville Porter" (uma 'Robust Porter'), "São Sebá" (uma 'Belgian Dubbel') e "Frosty Bison" (uma 'American IPA').

Vencedora do concurso de 2008 e lançada em 2009, a "Joinville Porter" é uma cerveja do estilo 'Robust Porter' feita com 5 tipos de malte. Ela foi desenvolvida pelos cervejeiros caseiros Ivan Steinbach e Diogo Zuge, naturais de Joinville (SC).

Líquido castanho escuro, quase preto. No copo exibe espuma bege de boa formação e razoável duração.

Aroma suave de malte torrado permeado por nuances de café, chocolate amargo, casca de pão queimado e uma pitada de lúpulo. Ainda que agradável, causaria mais impacto se fosse um pouco mais expressivo.

Ao paladar mostra equilibrada interação entre o suave dulçor de 'toffee' e caramelo com o significativo amargor de torrefação e lúpulo. Notas de café, chocolate e pão queimado insinuam-se através do corpo médio-baixo de carbonatação intermediária. Nuances torradas e tostadas surgem no final bem balanceado, pontuado ainda por sutil herbáceo e ligeira acidez. A 'drinkability' é mediana.

Sem dúvida alguma trata-se de uma ótima cerveja, porém longe de ser uma experiência realmente marcante. Experimente enquanto é tempo e tire suas próprias conclusões.


Detalhes

Degustada em
13/Outubro/2014
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Tauste, Marília - SP
Preço
Kit R$89,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .