Recém chegada ao mercado de cervejas artesanais, a linha "Matarelo" é a primeira iniciativa cervejeira produzida por uma vinícola no Brasil. Situada na cidade de Farroupilha, região conhecida como "Vale Trentino" no Rio Grande do Sul, a Vinícola Perini está oficialmente no mercado desde 1928 graças a influência do patriarca, Giuseppe Perini, quem desembarcou no país como imigrante italiano em 1876. Antes de sua chegada ao Brasil, Giuseppe costumava produzir cerveja artesanal para familiares e amigos em Matarello, sua cidade italiana. Portanto além de vinhos, o interesse da família Perini por fermentados de cevada transcende a atual geração, tendo origem no velho antepassado.
Como não possuem maquinário próprio, as cervejas da linha Matarelo têm sido produzidas sob contrato pela Indústria de bebidas Santamate, em Santa Maria (RS).
Líquido de baia translucidez de coloração marrom avermelhado. No copo forma espuma bege e cremosa de boa formação e longa duração.
Aroma predominante de caramelo seguido por notas de 'toffee' e suave tostado do malte. Discreta presença de lúpulo herbáceo desponta em segundo plano. Correto.
Na boca mostra corpo médio-baixo de textura acetinada e caprichada carbonatação. O sabor levemente adocicado traz suave caramelado acompanhado por ecos de nozes, casca de pão recém assado e alguma sugestão de 'toffee'. Fácil de beber, tem final maltado pontuado por ligeiro amargor de lúpulo.
'Munich Dunkel' redonda de execução muito precisa. Custando pouco mais de 10 reais, vale o investimento.