Esta Mistura Clássica Cheers Red Ale é do estilo Scottish and Irish Ale, sub-estilo Irish Red Ale, este caracterizador de cervejas de alta fermentação de cor vermelha provenientes da Irlanda e que, de modo geral, são cervejas suaves e equilibradas na medida em que aroma e sabor apresentam maltes e lúpulos moderados, com leve prevalência do primeiro, proporcionando um agradável adocicado caramelado e um final de caráter seco devido à adição de cereais torrados na receita. A cor avermelhada é obtida através da inclusão de malte de cevada torrado. A carbonatação e o corpo são médios e o teor alcoólico fica entre 4% e 6% ABV.
É produzida pela Cervejaria Mistura clássica, fundada na cidade de Volta Redonda/RJ no ano de 2003 e capitaneada pelo Mestre cervejeiro Severino Batista. Seguindo padrões alemães de pureza e fabricação produz cervejas especiais de extrema qualidade, sendo que do variado portfólio já degustei a Pan Head, a Virgulino, a Porreta e a Extra. O rótulo ora degustado, que leve lúpulos de variedades alemãs, é edição comemorativa dos 5 anos da cervejaria.
Validade 25/08/2013. A garrafa é de 600 ml, cor marrom e tampa prata contendo o símbolo da cervejaria. O rótulo é bonito, se apresenta na cor vermelha e traz em destaque a palavra ‘Cheers’ (saúde!) e logo abaixo ‘ Red Ale’. No contra-rótulo figuram menção às demais informações.
Vertida na taça revelou um líquido de coloração amarronzada com passagens vermelhas, turbidez mediana eis que não filtrada, com espuma bege de belas formação e consistência, e de manutenção destacada, tendo desenhado algumas poucas rendas nas laterais da taça e mantido um fino anel de creme em volta da taça. Perlage (bolhas) perceptível.
O aroma se revelou com boa intensidade, agradável e complexo, tendo ostentado caráter maltado com notas de maltes caramelo e tostado, toffee, biscoito, leve madeira, frutado de ameixa, lúpulo de perfil floral e álcool perceptível.
No paladar o líquido traz a mesma complexidade presente no aroma, com razoáveis notas de malte caramelado, toffee, tostado, frutado de ameixa e amargor com sensação floral. O final é seco e medianamente amargo e o retrogosto se apresenta agridoce, levemente alcoólico e tostado. Aveludada, apresentou corpo médio-leve e carbonatação média. O álcool de ABV 6,0% é moderado, mas não destoa. A palatabilidade (drinkability) é boa, apesar do perfil maltado!
Degustação prazerosa, proporcionada por uma cerveja encorpada e saborosa, apesar de um pouco fora do estilo.