Extraordinária criação comemorativa da cervejaria mineira Wäls para o aniversário de 5 anos do Empório Alto dos Pinheiros. Trata-se de uma Premium Lager com uma carga massiva de lúpulo (IBU: 30,5). No copo, ela exibe já um perfil diferenciado, mais robusto, com coloração dourado-escura, pendendo para o marrom ou âmbar escuro. É uma cerveja com muita efervescência e sensivelmente turva, mas sem qualquer tipo de sedimento. Forma uma camada média de espuma branca, macia e cremosa, com duradoura permanência sobre o líquido, assentando sem desaparecer. Deixa bastante lacing aderido.
Belíssimo aroma, realmente destacado. Desde o início, sente muita sensação nobre, floral/picante, frutada e cítrica, de maracujá, manga, laranja e abacaxi, com um fundinho de pinho e resinoso. Lúpulo realmente caprichado, como nas IPA ou Sour Ale mais atuais, com um caráter bastante rústico e cru. Fundinho maltado totalmente relegado a segundo plano, remetendo a pão, biscoito, caramelo, castanhas e frutas secas/cristalizadas. Sem qualquer tipo de off-flavor. Imensa personalidade, com complexidade muito boa, interessante. Buquê realmente perfumado, muito saboroso, poderoso e primoroso.
Na boca, o perfil, em geral, se mantém nos frutados cítricos, com um amargor resinoso suave e perene, muito saboroso. Claramente lembra uma IPA, mas sem ter base maltada forte e melada servindo de alicerce. Ainda assim, as notas de malte, pão e caramelo estão lá; coadjuvantes, claro, mas estão presentes. O que chama atenção de fato é a picância, o salgado e a citricidade dos lúpulos, trazendo à tona notas de maracujá, grapefruit e pinha. Retrogosto cítrico, seco, bem prolongado, teimando em lúpulo e tons cítricos, além de frutas cristalizadas. Cerveja de corpo leve, mineral, macio e sedoso. Carbonatação mediana, que refresca e não interfere na percepção das notas sensoriais. Álcool bem ocultado, bem discreto. Drinkability bem elevada, pois mesmo com tamanha personalidade, o gole não enjoa, é refrescante e muito fácil de beber. Session Beer com imenso caráter.
Essa Wäls EAP é uma das melhores Lagers nacionais que eu já tive a oportunidade de degustar. Caráter lupulado que beira o exagero. Lembra muito mais uma IPA do que qualquer Lager. Para quem curte lúpulo, amargor e tons cítricos, essa cerveja agrada plenamente. Mas para quem prefere uma Lager mais simplória, mais panificada, realmente ela se torna cansativa, fora de foco. No mais possui aroma e paladar excelentes, refrescantes, com drinkability muito alta. E tudo sem off-flavors, o que é surpreendente (e olha que a degustação foi feita após o vencimento do exemplar). Merece menção e, por ter sido comemorativa, vai deixar saudades. Estupidamente recomendadíssima!!!