A cervejaria "Sudbrack", localizada em Blumenau (SC), foi uma das pioneiras na cena artesanal brasileira. Inaugurada em 2002, ela teve êxito ao tornar acessível para o grande público um variado número de estilos por preços camaradas. Comprada pela "Schincariol" em 2008, acabou sendo absorvida anos mais tarde ao mega grupo japonês "Kirin", atual responsável pela marca "Eisenbahn".
Ao longo dos anos a "Eisenbahn" tem promovido algumas competições entre cervejeiros caseiros no qual o vencedor ganha a oportunidade de ver sua receita produzida em edição limitada pela cervejaria. Foi assim que na IV edição do concurso "Mestre Cervejeiro", ocorrida em 2013, nasceu a "Frosty Bison", uma 'American IPA' originalmente produzida na panela dos 'homebrewers' mineiros Fabert Araújo e André Canuto, vencedores da última edição.
O nome "Frosty Bison", algo como "bisão congelante", faz referência à força dos lúpulos americanos unidos ao perfil refrescante da cerveja. Vamos à degustação!
Líquido brilhante, amarelo escuro meio acobreado. Na taça forma volumoso colarinho bege de ótima cremosidade e extrema duração.
O aroma apresenta agradável frutado de lúpulo, ecoando notas cítricas de mouse de maracujá e doce de laranja. O malte bem colocado agrega ainda suave traço de caramelização passando por nuances de rosquinha e pão de mel. Mesmo apetitoso, poderia ser mais intenso a fim de causar maior impacto.
De corpo médio e textura sedosa, mostra carbonatação intermediária e sabor equilibrado. Marcante dulçor de malte caramelizado contrasta harmoniosamente com um amargor tropical moderado dos lúpulos. Notas de maracujá, laranja lima além de pitadas de mamão e abacaxi brilham no palato, prolongando-se rumo ao final maltado, levemente adocicado. O retrogosto cítrico, amigavelmente amargo, de média persistência facilita o próximo gole o que a torna bastante 'drinkable'.
O resultado é uma 'IPA' mais do que satisfatória que cairia como uma luva na linha fixa da Eisenbahn. O preço, contudo, está um pouco acima do valor de mercado esperado para uma cerveja desta qualidade. Portanto, atenção Brasil Kirin, precisamos de uma IPA de linha fixa com bom custo-benefício - atributo certeiro que faz nós, consumidores, sempre voltarmos às Eisenbahns nossas de cada dia! Abram os olhos.
Aparentemente eles voltaram a produzi-la depois ( até hoje vejo ela chegar em mercados), mas apenas na versão 500 ml. Infelizmente, nas vezes recentes que a comprei não estava tão fresca como antes e então desisti dela.
Sério? Eu comprei a algumas semanas atrás e gostei bastante, mas não tinha provado nenhuma IPA até o momento. Depois de tomar a Indica e a Therezopolis Jade que estão na "fila" aqui devo compra-la de novo pra tentar avaliar.