Esta Bier Hoff é do estilo Belgian and French Ale, sub-estilo Witbier, este caracterizador de cervejas de alta fermentação, saborosas, condimentadas e esbranquiçadas/turvas devido às leveduras e ao amido em suspensão e que usualmente levam especiarias e casca de laranja na receita. Aroma e sabor se apresentam dominados por notas adocicadas que lembram mel e baunilha, além de reminiscências de trigo, especiarias (notadamente coentro), frutado cítrico de laranja e acidez lática. Na boca apresenta corpo médio, sendo suave, cremosa e efervescente. O amargor é coadjuvante e não saliente e o final costuma ser seco, levemente ácido e refrescante. A mim, a exemplo do BJCP, também não parece que as representantes do estilo tenham potencial de guarda dado seu caráter leve e suave. A cerveja que personifica o estilo Witbier é a belga Hoegaarden.
Autêntico 'Bicho do Paraná', na expressão cunhada pelo cantor e compositor João Lopes, é produzida pela Cervejaria Bier Hoff, fundada no ano de 2002 com o conceito de fábrica-bar no Shopping Estação em Curitiba/PR. Atualmente a produção é feita na área industrial da capital paranaense, especificamente no Bairro Boqueirão. É de propriedade de Valdecir Scopel e Mário Neto, colegas no curso de Odontologia da UFPR no passado. O mestre-cervejeiro é Jacir Cavalheiro, ex-psicólogo. No portfólio, além desta witbier, há 08 rótulos (Nigra, IPA, Red Ale, Original, Premium, Weizen - medalha de prata em 2011 no South Beer Cup, Argentina, e Pilsner - medalhista em Blumenau/SC - 2012. A mais nova integrante do time é Pumpkin Ale.
Lote 1406 - validade 23.03.2014 - a garrafa é de 750 ml, cor verde escuro, rolhada e pomposa tal qual o formato requintado das garrafas dos espumantes. Refermentada na garrafa, ostenta um minimalista rótulo com uma faixa branca e outra negra que estampa o nome da cervejaria e do estilo, além da graduação alcoólica e da expressão 'Cerveja clara com aroma de laranja'. Trata-se de uma edição especial que homenageia os 10 anos da Bier Hoff.
Vertida na taça o líquido revelou belíssima apresentação, emoldurando uma coloração amarelo palha de mediana turbidez, com espuma branca de ótima formação, cremosa e consistente, e de manutenção satisfatória. Perlage (bolhas) perceptível.
O aroma se mostrou agradável e marcante, ostentando um característico perfil adocicado com notas que lembram baunilha, além de reminiscências de trigo, especiarias (coentro), frutado cítrico de casca de laranja e acidez lática, além de suave lúpulo herbal.
No paladar o sabor reverbera as impressões olfativas e nos brinda com notas adocicadas que lembram garapa, além de reminiscências de trigo, especiarias (coentro), frutado cítrico de casca de laranja e uma certa acidez lática mais saliente, além de suave amargor. O líquido acaba por se apresentar acetinado devido às leveduras e ao trigo não filtrados. O álcool de ABV 5,0% é discreto, reforçando o caráter refrescante da cerveja. O final é seco, levemente ácido e o retrogosto é cítrico e duradouro. O corpo é médio e a carbonatação é média-alta. A drinkability é excelente!
Conjunto muito saboroso e equilibrado que proporcionaram uma degustação prazerosa. Minha primeira Bier Hoff e digo que é mais uma paranaense digna de elogios.