Mais um rótulo da cervejaria Gauden Bier, fundada em 2007 no bairro de Santa Felicidade em Curitiba - PR. O rótulo informa que se trata de uma cerveja "puro malte, tipo belga de alta fermentação", o que causa certa estranheza, principalmente pelo termo "Reinheitsgebot" em negrito - a famosa lei de pureza alemã. Não que uma cerveja "tipo belga" (termo em si igualmente estranho) não possa ser pura, porém o que se detecta é uma terminologia confusa do ponto de vista da tradição cervejeira.
Coloração cobre, translúcida. Espuma bege de média formação e alta persistência com bolhas finas.
Aroma adocicado, pontuado por notas florais e frutadas. Agradáveis toques de maçã, cravo e fundo com característico cheiro de levedura belga também podem ser percebidos.
Na boca a sensação é agradável. Corpo leve, refrescante e média carbonatação favorecem a drinkability. O sabor equilibra bem o dulçor do malte levemente tostado e caramelizado com certo amargor cítrico dos lúpulos. O final é predominantemente seco, e o caráter cítrico do lúpulo surge novamente no aftertaste.
Bela cerveja, perfeita para ser tomada em goladas durante um dia quente. De toda a linha Gauden Bier é a que apresentou o conjunto mais bem resolvido. Agora - o preço - este poderia sim ser mais camarada. Afinal, pelo que se paga por ela daria para comprar uma Leffe, genuinamente belga.