Essa Brix Madera foi comprada na Beer Experience 2011 e preferi deixá-la de guarda por mais de 1 ano para ver como ela se saía, como evoluía. E logo que abri veio um belo de um gushing. Na aparência, ela é extremamente atraente. Possui uma coloração escura, um marrom bastante denso (quase negro) com nuances avermelhadas, um rubi opaco. Não aparenta possuir sedimentos e sua efervescência é muito sutil. Formou uma camada muito alta e exagerada de creme claro, disforme e com grandes bolhas, que assentou apenas lentamente e que, portanto, teve ótima permanência. Deixa bastante lacing cremoso nas laterais da taça.
No aroma, explode uma grande complexidade. Inicialmente, não parece uma Old Ale. Percebem-se notas de fermento/mofo (lembra gorgonzola), muita sensação fenólica e de acidez, condimentos (cravo, canela, pimenta), frutas vermelhas e escuras, como uvas, groselhas, ameixas, cerejas. Fortíssima característica vinosa, por conta do álcool volatilizado. Com o passar do tempo, vêm sensações mais simples, como malte, amadeirado, café/chocolate, castanhas, frutas secas. No geral, lúpulo é muito discreto, mas dentro do esperado, até pela guarda. Realmente, um buquê divino. Muito saboroso e carregado em notas.
Na boca, ela é ainda mais surpreendente. O gole traz a mesma complexidade do aroma, porém de forma mais explícita: sensação de frutas vermelhas/escuras, frutas secas, baunílha, condimentos, malte tostado, um pouquinho de chocolate, castanhas/avelãs. Final do gole bem denso, viscoso, picante, com intensa quentura alcoólica. Retrogosto seco, defumado, adstringente, bastante duradouro, remetendo a sensações de madeira/defumação, chocolate/café, frutas secas, fermento/malte envelhecido. O corpo dessa cerveja é totalmente aveludado e macio. A carbonatação é bastante fraca, com pouca interferência na textura. O álcool é potente e pode ser percebido por conta de suas pontadas picantes e de quentura. A drinkability é bem limitada, pois é uma cerveja complexa e pesada, o que não é, de forma alguma, demérito.
Realmente, essa Madera da Cervejaria Brix é uma cerveja estupenda. Se ela já era boa na época perto do envase, com guarda então ficou absurdamente imperdível. De fato, ela é uma Old Ale tímida em características amadeiradas, porém extremamente focada em frutado e condimentado intensos e, sobretudo, nem um pouco enjoativa. Ela é muito saborosa e com grande diversidade de notas, com uma textura memorável. Essa cerveja é uma das artesanais mais incríveis que já tive oportunidade de degustar e se eu encontrá-la novamente faço estoque. Totalmente recomendada!!!