Cor negra, opaca. Creme marrom, lindo, de ótima formação e boa duração, deixando em seguida um belo belgian lace que gruda na lateral da taça. Maravilha!
No aroma, um espetáculo!! O malte torrado sobressai, remetendo a café e toffee (principalmente), além de chocolate meio amargo. Dá pra sentir ao fundo o azedinho do cacau. Lúpulo também aparece, dando uma certa refrescância e equilíbrio (apesar de ainda pender pro malte torrado). Percebe-se o álcool, mas muito bem inserido, quase que escondido, mesmo.
Meu Deus!! Que sabor!! Amargor forte dominando do início ao fim. No início do gole ainda dá pra sentir algo do lúpulo, mas o malte torrado chega forte e toma conta. Um sabor azedo, uma certa adstringência e um dulçor também aparecem, principalmente no final do gole. O álcool já se mostra bem mais que no aroma, e ainda mais no final do gole, com boa potência, mas sem bater assim tão forte; até porque os outros sabores também são muito fortes e ajudam na unidade. Em certo momento também me lembrou vinho, mas muito de leve.
A sensação é simplesmente PERFEITA!!! A textura sensa, sedosa, e o retrogosto fortemente amargo e bem alcoólico se encaixam muito bem. Sabor dura muito tempo na boca, deixando também o azedo do final do gole (que equilibra o amargor) e o herbáceo do lúpulo (olha ele aí!). A sensação mais forte de álcool, apesar de tudo, não faz jus aos 12%, parecendo menos (mas dá aquela aquecida gostosa). A carbonatação é muito baixa.
Cerveja extrema, potente e soberba!! É impressionante pensar que é brasileira! Está no mesmo nível das melhores do estilo! Obra prima! Única coisa que eu talvez mudaria é o sabor e sensação mais azeda, que eu acho que deveria ser mais suave. Já quero comprar outra!!