Essa daqui é uma artesanal de Palmeiras, interior do Paraná, que traz a sua versão do estilo Rauchbier. Tem a interessante combinação do salgado dos maltes defumados e um frutado dos esteres advindos das leveduras.
Possui uma coloração acobreada com reflexos levemente avermelhadas e pouquíssima translucidez. Seu creme é de coloração bege, mas praticamente não se forma, deixando uma camada bem fina por um período de tempo razoável.
No aroma se sobressaem as notas mais salgadas de copa defumada e azeitona. O mais surpreendente são os tons frutados que a cerveja tem, pouco comuns no estilo, lembrando ameixas e framboesas. Os maltes ainda trazem algo mais doce de caramelo, contrastando com o potente salgado. O álcool, mesmo sendo de apenas 6,5%, já começa a pronunciar-se no aroma.
E assim segue na boca, com a forte presença maltada, que além de trazer uma doçura interessante, ainda traz uma sensação mais aveludada do que uma Schlenkerla Marzen por exemplo. As notas frutadas aparecem mais discretamente, a não ser por um tom cítrico do lúpulo, que acaba até trazendo um pouco de acidez. O defumado é relativamente suave e o retrogosto traz um toque de amargor e mais maltado, lembrando até chocolate. Tem carbonatação baixa e uma drinkabillity alta para o estilo, justamente por não trazer os tos defumados tão intensamente.
Uma Rauchbier relativamente fácil de tomar, que mesmo com um perfil bem defumado, traz características intensas de malte e frutado para quebrar a monotonia.