Creme marrom, que se forma muito bem, todo aerado e tem baixa persistência, e nem deixando rastros de sua passagem. Marrom escura na cor, opaca.
Aroma muito agradável, com o malte torrado dominando trazendo café e chocolate e um fundinho de caramelo, já o lúpulo traz um toque de flores interessante para o conjunto, algo amadeirado e fumaça. Mais para fim quando a temperatura da Breja estava mais alta, senti um tom de baunilha bem gostoso e algo cítrico e ainda um álcool que deixa bem nice a mente.
Bem encorpada, carbonatação correta e com textura meio licorosa, viscosa.
Na boca as sensações são mais evidentes, café bem explicito, com um chocolatinho
mais de fundo, assim como o caramelo mais queimado. Um toque herbal e floral do lúpulo, algo bem discreto. O álcool é presente, mas nada que chegue a “rasgar” a garganta, mas que dá uma sensação de calor poucas vezes sentida.
Retrogosto que começa adocicado, evoluindo para um torrado de café e um toque de chocolate e caramelo queimado, descambando para um amargor torrado de café, que persiste eternamente.
Breja para poucos, amargor evidente demais (103 IBU), já tomei algumas com IBU elevado também, mas essa pega mais na “veia”, e isso pode assustar alguns. Imperial Stout sem tanta complexidade, mas tem uma boa intensidade nas sensações, principalmente na boca. O álcool poderia ser menos na cara, o que acaba por baixar o drinkability.