Aparência: líquido escuro, fosco com nuances brilhantes em castanho-escuro, como um café de torra intensa. Espuma cremosa, densa e caramelizada. Oleosa.
Aromas: quando gelada, na taça de conhaque: café torrado é a primeira impressão, caramelo, açúcar mascavo e doce. O café torrado não é amargo, mas melado como de padaria antiga. Quando esquenta um pouco, na taça Glencairn, tem açúcar queimado, quase me lembrou a maravilhosa Colorado que esqeuci o nome, ao esquentar sobe melaço de cana, mas o café é onipresente. Sensação oleosa.
Paladar: gelada tem grãos de café torra média, sente-se a colaboração sedosa da aveia, mas não traz a intensa cremosidade de uma bácara escura ou as melhores oatmeal norte-americanas. Agora veio um amargor, não de café, mas de algum lúpulo. Bem menos doce do que no aroma, maltosa, mas com malte escuro tipo Munique ou Karamel. Para uma cerveja de 5% de fato é cremosa, mas não é uma RIS, e acredito que está mais para Stout do que para Oatmeal. Ao esquentar grãos verdes de café, amargor médio de lúpulo e um pouquinho de café expresso.