Detalhe da Avaliação

3.9 19
(Atualizado: 31 de Março de 2024)
Avaliação Geral

3.5
Aroma

7/10
Aparência

5/5
Sabor

13/20
Sensação

3/5
Conjunto

7/10
É em Pomerode - "município mais alemão do Brasil" - que, em 2006, nasceu a cervejaria Schornstein.

Sediada num prédio com mais de cinquenta anos tombado como patrimônio histórico, chama a atenção sua chaminé de trinta metros de altura feita de tijolo à vista. Não por acaso, a palavra "schornstein" significa "chaminé" em alemão.

Quem for à cidade encontrará um bar oficial da cervejaria: o Schorstein Kneipe.

CBCA - COMPANHIA BRASILEIRA DE CERVEJA ARTESANAL

Em 2019, a Schornstein se fundiu com a cervejaria Leuven, de Piracicaba (SP), dando origem à CBCA. Desde então, outras cervejarias foram absorvidas pela nova empresa, sendo elas a The Drummer, também de Piracicaba, Seasons, de Porto Alegre (RS) e - mais recentemente - Startup Brewing, de Itupeva (SP).

CHOCOLATE COM PIMENTA

O rótulo propõe uma versão diferente da Bock da casa, com adição de extratos pimenta habanero, chocolate e cacau.

Líquido translúcido de coloração marrom acobreado. Na taça, forma dois dedos de espuma bege clara de longa duração.

Aroma predominante de malte, passando por pão tostado e caramelo. Evidente traço de pimenta sinaliza, ao fundo.

Diferente do aroma, na boca se destaca o sabor achocolatado (ainda que de forma não tão interessante para o meu gosto) remetendo aqueles guarda-chuvinhas de chocolate hidrogenado os quais - inadvertidamente - consumia na primeira infância. Caramelo, pimenta e pão levemente tostado desfilam em segundo plano. O final é significativamente picante, com a pimenta a persistir por minutos após o gole. Corpo médio-baixo e moderada carbonatação.

Cerveja realmente picante - mas equilibrada - em vista de sua proposta. Apesar da expressão de chocolate e cacau não ter me agradado tanto, esta se deu de forma comedida, o que permitiu que eu tivesse uma experiência geral positiva.

*Validade: 15/01/2026

Detalhes

Degustada em
30/Março/2024
Envasamento
Volume em ml
473 ml
Onde comprou
Supermercado Super Muffato, Presidente Prudente - SP
Preço
R$ 13,99
Schornstein Chocolate Bock com Pimenta
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .