Foi em 2001 que o senhor João Bosco das Mercês resolveu vender, em seu bar de Goiânia (GO), uma cerveja feita por ele mesmo. Nascia assim a Cervejaria Goyaz.
Durante treze anos o empreendimento fez sucesso na região com o tradicional chope da casa, o "Mercês". Finalmente, em 2014 (já sob o comando da herdeira Patrícia Mercês) a empresa decidiu pôr no mercado a linha de cervejas "Colombina". Com receitas desenvolvidas pela consultora Kátia Jorge, seus rótulos procuram valorizar a cultura goiana através do emprego de ingredientes locais.
POEMA AU CHOCOLAT
Elaborada em parceria com a confeitaria/cafeteria Poema Gourmet (também de Goiânia), esta 'Imperial Stout' leva rapadura "moça branca", extratos de cacau e castanha baru - além dos ingredientes normais.
De coloração castanha escura, forma um dedo de espuma bronzeada de baixa retenção.
No nariz, forte lembrança de baunilha acompanha notas de chocolate, castanha de caju tostada e café.
Na boca tem corpo médio-alto, com razoável dulçor maltado e carbonatação amena. Sugestões de baunilha, chocolate, leve café e castanha assada precedem nuances que remetem à hortelã. Toques herbáceos e suave amargor equilibram o final adocicado, ligeiramente ácido.
O resultado é uma cerveja saborosa, que só perde mesmo alguns pontos devido a falta de corpo. Vale conhecê-la.