Detalhe da Avaliação

4.3 7
(Atualizado: 16 de Junho de 2024)
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Consolidada como um dos mais aclamados nomes da atual cena artesanal nacional cervejeira, a "Cervejaria Escola Bodebrown" surgiu em 2009 na capital do Paraná, Curitiba. Fruto dos esforços da paranaense Andrea Cordeiro Pinto e do pernambucano Samuel Crhistophe Cavalcanti Cabral, a cempresa tem como símbolo o bode - animal que tradicionalmente habita o sertão nordestino.

Sucesso de críticas tanto por parte de amadores quanto de especialistas, o reconhecimento por sua qualidade e ousadia é unânime. Tal reconhecimento tem inclusive vindo em forma de prêmios conquistados em concursos nacionais e estrangeiros.

Sempre ativa, a empresa não só fabrica, mas também ministra cursos sobre produção cervejeira, harmonização, 'homebrewing', além de comandar eventos culturais/gastronômicos como o "Beer Ranch" e "Beer Train".

WOOD AGED SERIES

Surgida em 2014, a linha propõe envelhecer rótulos já comercializados pela casa em barris de madeira que foram utilizados anteriormente na produção de bebidas como destilados e vinhos. As tiragens são limitadas e esgotam em pouco tempo.

TRIPEL MONTFORT WOOD AGED MERLOT

Terceiro lançamento da série "Wood Aged", trata-se da "Tripel Monfort" ('Belgian Tripel' da linha regular com adição pimenta rosa e grãos do paraíso) envelhecida por doze meses em barris de carvalho americano previamente utilizados por vinho Merlot da Serra Gaúcha. No total, foram disponibilizadas cerca de 2250 garrafas - todas numeradas. A cervejaria recomenda a guarda para que se acompanhe a evolução do produto no decorrer dos anos.

*Unidade número 0761, com um ano e meio de guarda.

De coloração amarela e turbidez mediana, forma vasta camada de espuma branca e porosa a deixar marcas na taça.

No nariz, chama primeiro a atenção a presença de elementos 'funky' remetendo a couro cru e cobertor de cavalo. A ação de leveduras do gênero 'Brettanomyces', que costumam habitar a madeira, explica o fenômeno. Ecos de vinho tinto, pera, leve abacaxi e maçã surgem adjacentes. Maravilhoso!

Ao paladar mostra corpo médio-alto, com doçura distinta e carbonatação elevada. Nuances de pera, maçã e abacaxi azedo despontam acopladas a sugestões vívidas de sidra e vinho. Toques de couro, cravo e acidez pertinente vêm cortando por baixo - rastro indelével de pura "selvageria" cometida por fungos e bactérias láticas. Sensação alcoólica reconfortante, em apoio conjunto. O final segue agridoce, longo e condimentado. Suave presença de taninos arremata o retrogosto.

A mais elegante e equilibrada cerveja da linha "Wood Aged" até aqui. Simplesmente primorosa.

*****************************************

Avaliação feita com unidade após 9 anos em 16/06/2024

Rótulo de autoria da Bodebrown, cervejaria fundada em 2009 na capital do Paraná, Curitiba.

Ele faz parte da WOOD AGED SERIES, uma linha que propõe envelhecer rótulos já comercializados pela casa em barris de madeira que foram utilizados anteriormente na produção de bebidas como destilados e vinhos.

TRIPEL MONTFORT WOOD AGED MERLOT

Terceiro lançamento da série Wood Aged (foi à venda nos primeiros meses de 2015), trata-se da Tripel Monfort (uma Belgian Tripel da linha regular com adição pimenta rosa e grãos do paraíso) envelhecida por doze meses em barris de carvalho americano previamente utilizados por vinho Merlot da Serra Gaúcha. No total, foram disponibilizadas cerca de 2250 garrafas - todas numeradas. A cervejaria recomenda a guarda para que se acompanhe a evolução do produto no decorrer dos anos (exatamente o que farei aqui).

A unidade degustada é de número 0865 e ficou "de castigo" por mais mais de nove anos na minha "adega".

Líquido de coloração âmbar e considerável turbidez. Na taça, forma dois dedos de espuma esbranquiçada de bolhas grandes e média retenção.

Aroma predominantemente funky, remetendo a couro cru e cobertor de cavalo. A ação de leveduras do gênero 'Brettanomyces', que costumam habitar a madeira dos barris, explica o fenômeno. Lembranças de vinho do porto tawny e madeira velha úmida vêm forte, seguidos por uva passa, vinagre de maçã e pera. Incrível!

Na boca tem corpo alto, com razoável dulçor e carbonatação mediana. Notas de pera, maçã e abacaxi azedo acompanham a sugestão intensa de um Porto Vintage bem amadeirado. Toques funky de couro e leve acidez complementam. Percepção alcoólica evidente, à exemplo de vinhos fortificados. Final amadeirado, adocicado, frutado, com taninos e acidez moderados a equilibrar o conjunto.

O resultado é uma cerveja que evoluiu muito bem, vindo a desenvolver ainda mais seus aspectos vínicos, funky e amadeirados.

Avaliação Geral 4.3
Aroma 9
Aparência 3
Sabor 18
Sensação 5
Conjunto 8

Detalhes

Degustada em
03/Setembro/2016
Envasamento
Volume em ml
300 ml
Onde comprou
SIte oficial Bodebrown
Preço
R$ 34,04 incluindo o frete
Tripel Montfort Wood Aged Series Merlot (2014)
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .