Fundada em 1993, a "Ashby" é uma microcervejaria localizada na cidade de Amparo (SP) - município turístico pertencente ao Circuito das Águas Paulista.
AMERICAN PILSEN ESCURA
Bastante controverso, o rótulo chama logo a atenção não por sua eventual qualidade e sim pelo erro crasso em seu nome. Façamos jus aos guias de estilo: não existe 'Pilsen' escura. O que há, neste caso, é uma 'American-Style Dark Lager' mais lupulada, feita com malte de cevada, cereais não maltados, carboidratos, corante caramelo e aditivos químicos. Amargor de 27 IBU.
Líquido castanho escuro, quase preto. Na taça, mostra alta camada de espuma marrom clara, duradoura e com bolhas grandes. Há certa artificialidade em seu aspecto. Como não é uma 'Imperial Stout', de relance, faz lembrar uma 'Malzbier'.
O aroma engana bem num primeiro momento, realçando nuances herbáceas, terrosas e frutadas de lúpulo com ênfase no maracujá. Infelizmente, porém, o que vem em seguida são traços químicos/sulfurosos pronunciados que remetem a plástico derretido. Uma tristeza.
No palato, corpo médio-baixo e carbonatação elevada. Uma doçura não muito intensa de caramelo acompanha notas de lúpulo herbáceo, terroso, leve maracujá e amargor moderado. Lamentavelmente, os problemas detectados no aroma aparecem aqui novamente - borracha queimada, plástico - e atrapalham o sabor. O final segue à sombra dessa influência química/sulfurosa, misturando a pegada do lúpulo à sugestões de pólvora. Drinkability comprometida.
Acho compreensível o posicionamento de mercado da Ashby, ao tentar oferecer uma cerveja "pseudo-artesanal" a preços camaradas para o grande público. Mas será que precisava chutar tanto?
Estava doido para conhecer a famigerada American Pilsen Escura, mas desmascaraste ela, ó Grande Odimi O Destruidor, eliminando todo meu entusiasmo acumulado. Meu palpite é que a borracha queimada tenha sido usada artisticamente em conjunto com o caramelo para proporcionar a cor escura da cerveja. Josef Groll deve estar se revirando no túmulo. Uma pena, estou muito triste... :(