A cada dia que passa fica mais evidente o importante papel do movimento 'homebrewer'' na expansão do negócio cervejeiro. Desde que o modelo de 'Contract Brewing' tornou-se corriqueiro no meio artesanal brasileiro, multiplicaram-se o número de cervejarias que resolveram "dar a cara a tapa", saindo da panela de casa.
Aparentemente, este é o caso da "Camale Brewery" - uma cervejaria "cigana" de São Paulo comandada pelos Irmãos(?) Leandro e Marcelo Mendes.
SHOCK IPA
Lançado comercialmente em setembro último, o rótulo traz uma receita que foi premiada duas vezes no Concurso Nacional das Acervas alcançando 2º lugar em 2014 e 1º em 2015. Trata-se de uma 'American IPA' com amargor de 70 IBU e 'dry-hop' que afirma utilizar uma carga "extra" de lúpulo (8 gramas por litro).
*Exemplar fabricado sob contrato na cervejaria Blondine em Itupeva (SP).
Líquido enevoado de coloração âmbar acobreada. No copo exibe média formação de creme bege de longa permanência.
Aroma marcante de lúpulo cítrico, remetendo à toranja e tangerina. Traços de malte caramelizado, com leve tostado, transitam abaixo.
O paladar destaca o firme amargor dos lúpulos apoiado sobre uma consistente base de malte. Notas de 'toranja', tangerina e semente de maracujá riscam o palato, contrapondo-se ao moderada dulçor de caramelo. Indulgente sabor de lúpulo cítrico sublinha o final amargo e tostado, culminando num retrogosto ligeiramente resinoso. Corpo médio e carbonatação intermediária.
Se por um lado ela se restringe a lúpulos de caráter praticamente unidimensional, por outro ela compensa enfatizando-os através da força. O resultado é uma 'American IPA' direta e eficiente. Vale provar!