Localizada em Londrina (PR), a "Mocó 49" é uma jovem cervejaria "cigana" encabeçada pelos sócios Matheus Merp (engenheiro agrônomo) e Stefan Ropke Riepen (designer, ex- proprietário de bares). Os amigos - que dividem um apartamento (apelidado de "mocó") num prédio de número 49 - se iniciaram como 'homebrewers' em 2014 após um deles ter ido ao "Festival Brasileiro da Cerveja"de Blumenau (SC) e retornado com a ideia.
Apesar da trajetória curta, a cervejaria foi rápida em causar certo barulho, disponibilizando suas limitadas produções caseiras para a degustação pública e participando de eventos locais. A aceitação parece ter sido tão boa que já em 2015 a "Mocó 49" se tornou uma empresa. O modelo seguido para produzir em escala comercial é o de 'contract brewing', no qual se aluga a fábrica de uma outra cervejaria para executar as receitas autorais.
LUA SANGRENTA
O rótulo, produzido sob contrato na cervejaria "Landbier" em Presidente Prudente (SP), propõe uma 'American Red Ale' feita com malte de cevada, aveia e amargor de 38 IBU.
A inspiração para o nome vem de um tipo de eclipse conhecido como "Lua de Sangue", em que o satélite natural da Terra parecer ficar avermelhado. Na primeira vez que a receita foi brassada era noite e o fenômeno ocorria.
Líquido translúcido de coloração rubro-acobreada. No copo forma dois dedos de colarinho bege claro de longa permanência.
No nariz, suave traço de malte tostados/caramelizado acompanha uma brisa tênue de lúpulo. Notas esparsas de 'grapefruit' e uma inusitada lembrança de pimenta preta surgem em paralelo.
O paladar traz sólida presença de malte tostado e leve caramelo, proporcionando uma doçura discreta frente o amargor moderado. Nuances cítricas/herbáceas de lúpulo reverberam ecos de grama, 'grapefruit' e sutil condimentado. Ligeiro traço de diacetil permeia o final equilibrado, tostado, com suave sensação amanteigada colorindo o retrogosto. De corpo médio e carbonatação intermediária, tem excelente 'drinkability'.
Cerveja bastante simpática, agradável e fácil de tomar. Entretanto, não espere aquela típica pegada americana, já que o perfil geral se aproxima mais da parcimônia inglesa. De qualquer maneira, uma boa pedida!
PS: Minha sugestão a cervejaria seria remover o termo "49" e manter apenas o nome "Mocó". A sonoridade assim ficaria mais forte e creio que também facilitaria a identificação da marca.