A Cervejaria Urbana é uma bar/restaurante que fabrica as próprias cervejas além de fomentar e difundir a cultura cervejeira através de eventos, assessorias e brassagens coletivas. Fundada em 2010 pelo 'beer sommelier' André Cancegliero (idealizador do "Beer Experience"), ela está localizada no bairro do Jabaquara no centro de São Paulo, capital.
Por não ter fábrica própria, a Urbana costuma produzir seus rótulos na planta da cervejaria "Blondine" em Itupeva (SP). Exatamente por isso, nada mais natural que um dia ambas lançassem algo juntas.
TRIMILIQUI
O rótulo, colaborativo entre as cervejarias Urbana e Blondine, foi especialmente desenvolvido para ser servido na unidade paulistana do bar "Delirium Café". Sua proposta é uma mescla entre os estilos 'Belgian Dark Strong Ale' e 'American Brown Ale, com amargor de 40 IBU'.
Na parte gráfica, uma ilusão de ótica com ares psicodélicos mesmeriza o observador incauto.
Líquido translúcido de coloração marrom escura. Na taça exibe baixa formação de espuma bege de média duração.
Aroma denso, alcoólico, permeado por toques de malte defumado, frutas escuras e especiarias. Notas de uva passa, ameixa seca e castanha na brasa tangenciam reminiscências de menta, canela e alcaçuz. Instigante.
Na boca mostra corpo alto, de textura aveludada e carbonatação fervilhante. Alicerçado sobre uma consistente base maltada, o sabor atrela nuances tostadas, caramelizadas e defumadas a elementos de caráter frutado e especiarias. Sugestões de banana seca, uvas passas e ameixas pretas desfilam junto a notas de castanha assada e pitadas de alcaçuz. Perceptível, mas oportuno, o calor alcoólico transmite uma sensação confortante. Razoável amargor precede o final longo, esterificado, tostado e defumadocom discreta presença de taninos mordiscando o retrogosto. 'Drinkability' mediana.
O resultado é uma cerveja que reúne características típicas das 'Dark Ales' belgas ao leve tostado das 'Brown Ales' mais um insólito defumado que faz toda a diferença. Tendo a oportunidade, não deixe de prová-la.