Witkap Pater Tripel

Mauricio Beltramelli
Updated 10 de Junho de 2013
 
4.1 (4)
3274 0 3
Witkap Pater Tripel

Informações

Álcool (%)
Percentual de alcool da cerveja no padrao ABV. Use apenas numeros com as casas decimais e para separar os decimais, use o ponto e nao a virgula
Ativa
Temperatura
Não há descrição disponibilizada pelo fabricante.

Avaliações dos usuários

4 avaliações
5 estrelas
 
0%
4 estrelas
 
100%
3 estrelas
 
0%
2 estrelas
 
0%
1 estrela
 
0%
Avaliação Geral
 
4.1
Aroma
 
8/10(4)
Aparência
 
5/5(4)
Sabor
 
17/20(4)
Sensação
 
4/5(4)
Conjunto
 
8/10(4)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
(Atualizado: 28 de Dezembro de 2013)
Avaliação Geral
 
4.2
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
A Witkap Pater Tripel é do estilo Belgian Strong Ale, sub-estilo Belgian Tripel, este por certo o mais clássico grupo e que caracteriza cervejas belgas de alta fermentação, claras ou escuras, creme destacado com o esperado 'belgian lace', equilibradas e complexas. O perfil é maltado, seja pela lupulagem coadjuvante seja pela adição de candi sugar. Aroma e sabor apresentam, graças à levedura belga, um frutado cítrico, bom condimentado e álcool que pode chegar aos 12% ABV. Em linhas gerais pode-se dizer que na receita de uma Tripel se utiliza algo como 3 vezes a quantidade habitual de malte. Com mais "alimento" as leveduras permanecem em ação por mais tempo e o resultado é uma gama maior de aromas, sabores e álcool do que numa dubbel, por exemplo, e menor do que numa quadruppel em regra.

É produzida pela 'Brewery Slaghmuylder', fundada em 1860 por Emmanuel Slaghmuylder que era um comerciante de grãos (a última parte do nome Slayhmulder refere-se ao nome de um moleiro - Muylder). A curiosidade é que a partir de 1979 a cervejaria encampou a marca das cervejas Witkap Pater - algo como pai do boné branco, numa alusão aos gorros brancos usados pelos monges na igreja durante os cultos. A linha Witkap até então era produzida pela cervejaria belga De Drie Linden que encerrou as atividades no aludido ano. A cervejaria Slaghmuylder está instalada na cidade belga de Ninove e é uma empresa familiar há mais de 150 anos e no local pode-se fazer uma visita guiada e admirar um museu que guarda ferramentas, publicidade de cerveja e um gerador movido a vapor fabricado em 1910. O portfólio é bem servido, mas as cervejas de maior destaque são as Witkap Pater Single, Dubbel e esta Tripel.

É interessante como a tradição cervejeira está tão intimamente ligada aos monastérios católicos na Bélgica (vide a quantidade de rótulos com ilustrações religiosas). E, de fato, ao longo dos séculos a produção de cerveja serviu principalmente como pão líquido aos monges que passavam os dias orando e trabalhando.

Validade dezembro/2013 - a garrafa é de 330 ml, cor marrom, e ostenta um belo e colorido rótulo ornado com a gravura de um senhor de hábito marrom e capuz branco, assim como sua barba, segurando uma caneca de cerveja. Nas laterais do rótulo se pode encontrar menção aos ingredientes, à validade, à refermentação na garrafa e a distinção entre as cervejas Stimulo, Special, Dubbel e Tripel pela graduação alcóolica. A tampa se apresenta nas cores verde e branco e repete o desenho estampado no rótulo.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração dourada com turbidez mediana. A espuma branca formou-se de maneira exuberante e se apresentou consistente e volumosa, com manutenção que não decepcionou as expectativas em torno do estilo. Também estavam lá as igualmente esperadas rendas belgas a deslizar taça abaixo. Perlage perceptível - bolhas pequeninas.

O aroma é bastante complexo e aromático, tendo apresentado destacadas notas de malte caramelo, ésteres de banana e frutado cítrico de laranja, além de um condimentado de cravo, fermento e lúpulo floral.

O sabor é igualmente complexo, próprio das tradicionais receitas belgas. No paladar o líquido apresentou-se aveludado e ostentou notas maltadas, panificação, candi sugar, fermento, frutas cítricas (laranja e raspa de limão), ésteres de banana, especiarias (cravo) e um amargor discreto de lúpulo floral. O álcool de 7,5% ABV não é agressivo e harmoniza o conjunto. O final se mostrou seco e o retrogosto levemente amargo. Corpo médio e carbonatação suave. A palatabilidade (drinkability) se revelou excelente!

A mim o conjunto restou harmonioso, saboroso e refrescante, tendo ilustrado muitíssimo bem um estilo bastante tradicional.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
27/Dezembro/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
http://www.speciaalbierpakket.nl/
Preço
€ 1,95
Brewery Slaghmuylder.jpg
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Avaliação Geral
 
3.9
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Suave e refrescante tripel belga de qualidade. bonita cor dourada um pouco turva, espuma interessante, branca, generosa. Arôma agradável, leve cítrico, florais, levemente lupulada, maltada, desce quase como uma pilsen sem amargor tripel, mas é suavemente complexa, "seu amargor é outro", sugestivo, insisto no refrescante, acabou bem rápido. Retrogosto interessante, levemente prolongado, lupulado. O rótulo é meio chulo mas a cerveja é muito boa !

Detalhes

Degustada em
08/Novembro/2008
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Au grain d'orge
Preço
3,80 CHF
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Avaliação Geral
 
4.2
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Dourada turva, com creme bege consistente e muito denso. Cítrica. Sugestão de nectarina. Aroma suave, muito bom. Perfumadíssima. Carbonatação média. Final amargo e seco, mas leve. Álcool moderado, suave.

Detalhes

Degustada em
08/Novembro/2007
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Avaliação Geral
 
4.2
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Aroma intenso de maçãs e cravo. No paladar, banana, maçãs, leve floral, frutas (nectarina?) muito malte e final longo e lupulado. Leve, delicada e refrescante. Tomada no ´t Brugs Beertje, de Brugge.

Detalhes

Degustada em
11/Dezembro/2007
Envasamento
Preço
4 €
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 1 0