A "BOM" (Belgian Original Maltbakery) é uma cervejaria cigana e maltaria belga fundada por Bert Van Hecke em 2012. Apesar de jovem, Bert (quem iniciou como 'homebrewer') ostenta um respeitoso currículo, já tendo trabalhado em cervejarias famosas como "Orval", Rodenbach", "Boon" e "Sint-Bernardus". Nesta última, atuou como mestre cervejeiro sendo o responsável pelo lançamento da "Abt 12" - uma edição especial em comemoração ao aniversário de 60 anos da "St. Bernardus". Além disso, atuou como jurado de quatro edições da "World Beer Cup", nos Estados Unidos. Em uma de suas passagens por este país, chegou a trabalhar, por um breve período, na cervejaria "New Belgium" em Fort Collins, Colorado. Mas talvez seu maior orgulho seja o fato de que todas suas cervejas são produzidas com maltes preparados por ele próprio. Desse modo, mesmo sendo obrigado a utilizar equipamento de outras cervejarias, Bert acredita conseguir dar uma personalidade única à sua linha autoral: a "Triporteur" (ou "lambreta" em francês).
Triporteur Wild & Funky
Trata-se de uma 'Sour Ale', refermentada na garrafa, feita à partir do "blend" de três cervejas fermentadas separadamente:
_ Uma é inoculada com uma mistura de bactérias láticas, 'Brettanomyces' e levedura de champagne;
_ Outra é inoculada com mistura de bactérias láticas, 'Brettanomyces' de cultivo próprio e levedura de vinho;
_ A terceira é uma cerveja mais jovem fermentada com levedura da casa.
A receita inclui malte de cevada, trigo, açúcar e lúpulos do tipo "Belgian Golding" com amargor de 15 IBU. Entre os ingredientes especiais estão ainda pasta de maçã e "sirop" de pêra (uma espécie de geleia), ambos produzidos pela "Siroperie Meurens" - empresa belga do ramo alimentício.
O rótulo é produzido sob contrato nas dependências da cervejaria "Brouwerij Anders" em Halen, Bélgica.
Líquido translúcido, de coloração amarela escura, meio acobreado. Na taça exibe média formação de espuma esbranquiçada de baixa retenção.
Suave, mas complexo, o aroma traz reminiscências de sidra, perry e espumante atravessados por singelo 'funky'. Mais à frente, notas de maçã, pera e uva verde abrem caminho em meio a toques de suor e leve acidez lática. Ecos de pimenta vermelha, pimentão e gengibre pairam ao fundo. Interessante!
O primeiro gole mostra uma cerveja leve e frisante, de acidez afiada, mas não excessiva. Tal como no aroma, nuances de maçã e uvas verdes deslizam azedas sobre uma delicada cama de malte ligeiramente tostado. Certa adstringência tânica surge ao centro. Moderada influência fenólica acompanha com notas que vão da pimenta vermelha ao pimentão. Discreta picância cerca o final seco e ácido, porém uma sutil doçura maltada se revela no retrogosto.
'Sour Ale' deveras agradável com excelente custo-benefício. Boa pedida para fãs de azedinhas!