Essencialmente onomatopeico, o termo "bebop" define uma vertente da música jazz com ritmo mais sincopado. O estilo, que começou a ser disseminado no início dos anos 40, teve como expoentes nomes como Chet Baker, Dizzy Gillepsie, Charlie Parker, Thelonious Monk, dentre outros. Assim, a "Bebop Bohemian Beer" surge como homenagem a todo esse movimento.
O rótulo foi idealizado por Silvio Lemaitre de Freitas Pereira, empresário membro de a uma família belgo portuguesa com experiência no ramo hoteleiro e cozinha gourmet. Através de sua empresa, a "Aurum Drinks" (fundada em 2011 na cidade de Bruxelas) Silvio tem elaborado e comercializado algumas bebidas exclusivas. Fora a "Bebop", o portfólio inclui ainda luxuosa cerveja "Golden Queen Bee" (feita com flocos de ouro 24k) e a "Vodka Orphée". Por não ter fábrica própria, a "Aurum Drinks" trabalha terceirizando a produção.
A "Bebop Bohemian Beer" foi fabricada pela "La Binchoise", conceituada cervejaria belga localizada na cidade de Binche, com mais de 150 anos de tradição.
Líquido amarelo pálido translúcido. Na taça apresenta média formação de colarinho branco de boa retenção.
Perfumadas nuances cítricas/frutadas perpassam o aroma, remetendo à gomos de laranja em compota, tangerina e casca de limão. Deliciosa brisa condimentada sopra ainda notas de coentro, pimenta branca e leve canela. Pitadas de levedura e suave acidez pairam ao fundo. Coisa fina.
De corpo médio e carbonatação elevada, no palato joga com o contraste entre moderado dulçor cítrico/frutado e elementos parcimoniosamente amargos, ácidos e condimentados. Notas de coentro, pimenta, canela e noz-moscada vêm costuradas a sugestões de calda de laranja, lima-da-pérsia e limão siciliano. Comedido amargor cerca o final floral, agridoce e condimentado. Sutil azedinho e traços de levedura marcam o retrogosto. 'Drinkability' mediana.
Excelente cerveja que parece fundir elementos típicos de 'Belgian Pale Ale' e 'Saison'. Vale a degustação.