A Abadia de Maredsous pertence à ordem beneditina e foi fundada em 1872 na pequena vila de Denée, província de Namur, Bélgica. Além de cervejas, a abadia também é conhecida pela fabricação de queijos. Desde 1963, entretanto, a produção de cervejas está sob o comando do grupo "Duvel Moortgat".
A "Maredsous 6 Blonde" foi a primeira cerveja desenvolvida pela Abadia, sendo até hoje servida para os monges durante o almoço.
Impecável na aparência, mostra-se translúcida com suave turbidez e coloração amarelo ouro. Gigantesco colarinho branco de bolhas finas, fofo, cremoso e inacreditavelmente duradouro se forma assim que a despejamos na taça - uma maravilha!
Aroma frutado, permeado por notas de banana e leve pincelada cítrica. Nuances de cravo e um improvável toque defumado seguem misturados ao suave floral dos lúpulos.
De corpo médio e altíssima carbonatação, traz sobre o paladar discreta presença de caramelo acompanhado por nuances de própolis, bagaço de laranja, damasco seco e especiarias como cravo e coentro. Baixo dulçor residual a torna praticamente seca com o final moderadamente ácido, amargo e resinoso. O retrogosto cítrico com ecos de lúpulo floral e especiarias marcam uma cerveja relativamente refrescante de alta 'drinkability'.
'Blonde' de referência, praticamente obrigatória para quem deseja conhecer a profícua escola belga. Recomendo.