Aroma com predomínio de fermento e notas de frutas escuras (uva passa, ameixa, tâmaras, figos), também aliado a um fundo de malte e toffee.
Aparência marrom bem escura com tons avermelhados rubis quando contra a luz. A espuma e beige e bem cremosa, com finas bolhas, formando abundante colarinho que persiste na superfície durante todo o consumo. Boa retenção no copo.
Sabor com notas de malte escuro e toffee, sem nenhuma torrefação, seguida de notas de frutas escuras (ameixas e figos) e leve chocolate. Final semi-seco com leve dulçor residual que persiste até o aftertaste juntamente com notas frutadas e de café. Não há alcool perceptível.
Corpo medio, um pouco abaixo de uma Chimay ou Rochefort do mesmo estilo. Carbonatação também mediana, dando um mouthfeel agradável que favorece o drinkability. Leve sensacão de calor do alcool, sem ser agressivo.
Uma boa a ótima Dark Strong Ale. Faltou um pouco de corpo e um pouco de complexidade - aquele "algo mais". Ainda assim vale muito a pena por 15 reais. Tomei junto com a Delirium tremens e achei a Nocturnum bem mais equilibrada.