Fabricada pela micro cervejaria Hof Ten Dormaal localizada na pequena vila de Tildonk, região belga de Flanders, a Wit Goud ostenta a inusitada alcunha de "Witloof Bier", isto é: cerveja de "Endívia de Bruxelas"; o que quer dizer que além dos tradicionais ingredientes de uma cerveja ela leva em sua receita a tal da "endívia" - uma verdura parente da chicória, típica da região.
Despejada na taça se revela ocre e bastante turva. O creme bege tem média formação com boa consistência e persistência.
O aroma é condimentado, com destaque para o açúcar queimado e fermento belga, seguido por leve floral e alguma especiaria (provavelmente a endívia)em notas que remeteram ao aspargo.
Na boca se revela bastante encorpada, com textura aveludada e alcoól bem inserido. O sabor é suavemente adocicado e fermentado, porém com um viés meio azedo e nuances que remeteram ao alho cru e damasco seco. Final longo, moderadamente amargo e ácido. Retrogosto picante, condimentado, com toques de pimenta e alho.
No fim das contas a endívia, como elemento diferencial, parece ter se manifestado tanto no aroma quanto no sabor, lembrando respectivamente aspargo e alho. Isso faz da Wit Goud uma cerveja diferente que definitivamente merece ser experimentada pelos cervejeiros ávidos por novas sensações. E viva a endívia de bruxelas!