Esta India Pale Ale surgiu de um desafio de Menno Olivier, proprietário da cervejaria De Molen a cervejaria De Struise, para que eles criassem uma receita semelhante a Vuur & Vlam, India Pale Ale da cervejaria holandesa. Sinceramente ainda não tive a chance de provar a cerveja da De Molen, mas posso dizer que a Ignis é uma das melhores (se não a melhor) American IPA que já tive a chance de provar. Possui um perfil intenso, obviamente com lúpulos de caráter cítrico em destaque, mas um equilíbrio praticamente perfeito.
No pintzinho apresentou colooração âmbar com nuances avermelhadas e pouca translucidez. Seu creme se formou com muita facilidade, apresentrando coloração bege e uma forte resistência em permanecer sobre o líquido, marcando toda a lateral do copo durante a lenta queda.
Os aromas cítricos, das varietais americanas infestam o ambiente, trazendo lembranças vívidas de grapefruit além de toques mais rústicos de pinho, um fresco herbal que lembra capim-limão e um sutil apimentado. Os maltes estão ali, como plano de fundo, mas sem deixar-se encobrir, trazendo uma complexidade vasta, remetendo a caramelo, nozes, açúcar mascavo, e ainda um fundinho de canela.
Para o que se espera de uma IPA americana, a Ignis surpreende por trazer bastante da doçura dos maltes e um amargor moderado, fresco e pouco poluído. Tons salgados se confundem com os aromas amadeirados e herbais e há uma acidez gostosa que aumenta a refrescância. Graças a robusta presença dos maltes, traz um corpo médio para alto, além de uma carbonatação moderada.
Assim que as IPA americanas me agradam. Acho delícioso quando consegue-se trazer um amargor destacado, mas de maneira limpa e uma doçura residual mais intensa para equilibrar o conjunto. Difícil falar de alguma cerveja da De Struise que não esteja acima da média. Belgas que fazem cervejas de sangue americano, muitas vezes melhores que as dos próprios.