Confesso que fiquei com um gostinho de decepção com essa cerveja. Não é uma cerveja ruim. Pelo contrário: traz boa complexidade e harmonia. Mas pelo seu nome, esperava um pouco mais de lúpulos. Nunca escondi minha ficção por lúpulos aromáticos e menos ainda por cervejas belgas. O que temos aqui é justamente a união de características bem interessantes, que muita gente classifica como Belgian IPA, e que tem cada vez mais cervejas no estilo, mostrando que a escola belga não é feita apenas de receitas seculares de antigos mosteiros.
Quando vertida na taça, mostra uma coloração dourada com tons alaranjados e média turbidez. Seu creme é alvo, se forma com extrema facilidade, e tem uma persistência quase que infinita na taça. Extremamente denso e nublado. Diria que perfeito.
No aroma, como não poderia deixar de ser, um show de lúpulos aromáticos, porém com menos intensidade do que eu queria. Há presença bem fresca de aromas gramíneos, florais e de frutas cítricas, graças a variedade de lúpulos usados e a precisão dos belgas. AInda há boa presença de leveduras trazendo bananas e abacaxi em calda e maltes num macio fundo de mel e o que mais me chamou atenção: cana-de-açúcar.
Na boca continua com menos intensidade do que o esperado, mas mesmo assim trazendo boa evolução. O começo é adocicado, com notas de mel e cana de açúcar, novamente, com sugestões frutadas bem características de banana, laranjas e grapefruit. O final é deliciosamente contrastante com o início adocicado. Extremamente temperado com especiarias (pimenta do reino e noz-moscada) que ainda foram intensificadas pela harmonização com frango indiano. Ainda há boa presença herbácea, com um amargor moderado, que não chega a assustar aqueles que não são tão fãs de lúpulo. O retrogosto, apesar de não tão intenso, é bem longo, com notas herbáceas dominando a boca.
Mais uma que mantém o padrão de qualidade Gouden Carolus. Com certeza tem um equilíbrio perfeito de notas amargas e frutadas, mas que ainda pede um pouco mais de intensidade, ao meu ver. Tirando isso, não há o que contestar.