A cervejaria belga Van Steenberge fica na pequena vila de Ertvelde, município de Evergem. Fundada por Jean Baptise De Bruin em 1784, inicialmente recebeu o nome De Peer.
Jean faleceu cedo e sua esposa assumiu o negócio. Anos mais tarde, após a morte da esposa, a cervejaria foi herdada por um primo dela, Jozef Schelfaut, que já executava o papel de mestre cervejeiro na fábrica.
Com a morte de Jozef a cervejaria ficou para sua filha que então se casou com Paul Van Steenberge, um professor de microbiologia. Em 1919, Paul mudou o nome da cervejaria para Bios. Seu filho e, mais tarde, seu neto, foram os herdeiros posteriores. Em meados de 1960, a cervejaria finalmente recebeu o nome da família: Van Steenberge.
Hoje, sob o comando da sétima geração, a cervejaria exporta para diversos países do mundo.
PIRAAT RED
Versão sabor cereja da Piraat - Belgian Golden Strong Ale que encabeça a linha. Entre os ingredientes estão malte de cevada, açúcar, lúpulo e aromatizante.
Líquido escarlate, permitindo pouca passagem de luz. Servido, forma dois dedos de creme rosado, denso e persistente.
Aroma dominante de frutas vermelhas, remetendo a geleia de cereja, marrasquino e morango cozido. Nuances fenólicas e adocicadas de malte acenam de fundo.
Na boca tem corpo médio e elevada carbonatação. Diferente do aroma, notas refrescantes de bala de cereja, com considerável acidez, marcam o sabor. Certa lembrança de sidra, junto a leve dulçor maltado, complementam. Álcool bem inserido. Um azedinho gostoso corta o final meio adocicado e condimentado, com sugestão assertiva de bala de cereja a permanecer na boca por alguns instantes.
Cerveja agradável, melhor de sabor do que de aroma. Possui sim um caráter artificial de cereja (tal qual um refrigerante), mas isso não a torna necessariamente ruim.
Já pensando na harmonização com sobremesas (alguns sorvetes, mousses e tortas), penso que também pode ser interessante.