A atual Corsendonk é uma linha de cervejas belga criada em 1982.
Registrada pelo empresário Jef Keersmaekers, ela leva o nome de um antigo mosteiro que produziu cerveja e malte desde sua fundação, em 1398, até o ano de seu fechamento, em 1784.
Como não tinha fábrica própria, a linha Corsendonk sempre foi produzida de forma terceirizada pela cervejaria du Bocq, em Purnode, na Bélgica.
Em 2014, Jef Keersmaekers, criador da marca Corsendonk, adquiriu 100% da cervejaria du Bocq, vindo então a ser seu total proprietário.
As receitas para as principais cervejas da linha Corsendonk foram criadas pelo bisavô de Jef, Antonius Keersmaekers, quem teve uma cervejaria entre o anos de 1906 e 1952. A Corsendonk Pater, por exemplo, foi originalmente chamada de Pater Noster na época em que fora produzida pela cervejaria de seu bisavô.
Tanto o centro de distribuição quanto a sede da marca ficam em Oud-Turnhout - cidadezinha que abrigou o antigo mosteiro de Corsendonk (hoje um hotel), bem como a extinta cervejaria Keersmaekers (do bisavô de Jef).
CORSENDONK PATER
De coloração marrom avermelhada, forma espuma bege abundante, consistente e persistente a deixar marcas na taça.
No nariz, agradável perfil de malte remetendo a caramelo, açúcar queimado e chocolate acompanha notas de ameixa preta, uva passa e maçã. Toques fenólicos complementam ao fundo. Perfumada, excelente!
Na boca entrega um corpo médio-alto, de textura aveludada. O sabor vai na linha do aroma, com sutil dulçor maltado, traços de caramelização e chocolate breve entremeados por sugestões de ameixa, uva passa e maçã vermelha. Suave amargor pontua o final equilibrado, ao mesmo tempo maltado e frutado, levemente condimentado. "Drinkability" perigosamente alta para uma cerveja de 7.5% ABV.
Dubbel de referência que recomendo a todos. De vez em quando rolam umas promoções boas dela, na internet. Vale ficar de olho.