Localizada na pequena vila de Vleteren em Flandres Ocidental, a De Struise Brouwers é uma das mais aclamadas cervejarias artesanais da Bégica. Eleita em 2008 como a melhor do mundo pelo portal Ratebeer, seus rótulos têm sido cultuados por apreciadores de toda a parte.
Sua história começa em 2001, quando dois amigos (um cervejeiro caseiro e um criador de avestruz) decidiram produzir cerveja à moda antiga. O objetivo inicial era disponibilizá-la para quem se hospedasse na pousada que ambos mantinham juntos na fazenda de avestruzes. Não por acaso, a palavra "struise" significa "avestruz" no antigo dialeto flamengo. Hoje, contudo, o termo é mais utilizado como uma gíria no sentido de algo ou alguém "forte" ou "resistente". Dessa forma, o nome "De Struise Brouwers" carrega um duplo sentido, podendo ser também entendido como "Os Cervejeiros Resistentes".
Além da fábrica em Oostvletren, a cervejaria mantém uma loja oficial na famosa cidade de Bruges.
AARDNON CASK STRENGHT 2009
Rótulo de tiragem limitada composto pelo blend de 1/3 de Aardmonnik (uma Oud Bruin) e 2/3 de Pannepot Reserva (uma Belgian Dark Strong Ale com especiarias maturada 14 meses em barris de carvalho francês). Toda essa mistura, por sua vez, envelheceu durante mais 7 anos em barricas de vinho Margaux (um subtipo de vinho Bordeaux) produzido pela vinícola francesa Château Haut Breton Larigaudière.
* Unidade envasada em 18/02/2016. A presença de uma etiqueta em vez do rótulo com arte propriamente dita não é incomum em se tratando de produções extremamente limitadas da cervejaria.
Líquido castanho escuro. Servido, não apresenta espuma.
No nariz, reminiscências de compota de figo, cereja, vinho do porto e ameixa surgem atreladas a notas de toffee e doce de coco, além de um toque de especiarias.
Ao paladar mostra corpo médio e reduzida carbonatação. Cereja, figo e ameixa despontam entre leve dulçor caramelado, ainda que, ao mesmo tempo, cortado por suave acidez lática. Coco queimado e sutil traço de tosta complementam em segundo plano. Álcool algo perceptível, mas não a ponto de incomodar. Um azedinho gostoso pontua o final seco, frutado, amadeirado e condimentado. "Drinkability" relativamente alta.
Cerveja não apenas complexa, mas também equilibrada. É impressionante o nível de controle que os cervejeiros tiveram em meio a tantas variáveis. Sete anos em barril não é pouca coisa não!