A De Dolle Brouwers ( ou "Cervejeiros Malucos") é uma respeitada cervejaria artesanal localizada no vilarejo de Esen, região de Flanders Ocidental, na Bélgica. Apesar de seus atuais proprietários terem iniciado o negócio em 1980, é sabido que o local já funcionava como cervejaria/destilaria desde 1835.
Com a morte do fundador original em 1882, o empreendimento foi vendido para outra família. Esta então permaneceu no comando por três gerações até repassar o prédio para o pessoal da De Dolle.
Sua produção é relativamente pequena, chegando a cerca de 1000 Hectolitros/Ano. Uma vez por semana, a cervejaria abre as portas para a visitação pública, oferecendo as produções da casa em seu "tasting room".
OERBIER
Oerbier (ou "cerveja original") é uma das primeiras receitas desenvolvidas pelos donos da cervejaria quando ainda eram 'homebrewers'. Trata-se de uma 'Belgian Dark Strong Ale' (refermentada na garrafa) elaborada com flores de lúpulo do tipo Golding cultivado na região de Popperinge, próxima à cervejaria.
De coloração marrom escura, eixbe abundante formação de espuma bege, densa e consistente a deixar marcas na taça.
Aroma expressivo, passando por traços caramelados, frutados, discreta acidez e sutil floral. Nuances de toffee, uva passa, ameixa seca, leve vinho tinto e baunilha chamam a atenção.
Na boca mostra corpo alto, textura aveludada e carbonatação vívida. Considerável doçura de malte evoca lembranças de caramelo e panetone. Entretanto, são as notas de uva passa, ameixa seca e compota de figo que se destacam. Certo aquecimento alcoólico se faz presente à favor do conjunto. Um toque vínico bem suave confere ao final, adocicado e frutado, breve acidez.
Cerveja equilibradíssima, coisa linda de se ver. Uma pena não ter outra garrafa para guardar alguns anos.