Último ano da data sugerida, vamos ver como evolucionou.
Cor âmbar escura avermelhada ligeiramente turva com uma espuma bege de duração média.
Aroma com notas de licor de laranja Cointreau, leve álcool, caramelo, purê de maçã e frutas cristalizadas.
Sabor doce com notas de licor de laranja Cointreau, banana flambada, mel, apricot, ameixa bem madura, lúpulos herbáceos, algo de canela, cravos e gengibre, bala de melancia, extrato de malte, castanhas doces e um pouco de maçãs verdes. Retrogosto seco, amargo e um pouco alcóolico. Eu tive a impressão que ela é mais lupulada do que aparente dado sua pesada base maltada para suportar-la. Eu imagino quão diferente sería um exemplar fresco.
Corpo robusto licoroso com carbonatação leve. Álcool de 12% está lá, mas relativamente bem escondido.
De ótima complexidade frutada, madura não fresca. Eu também tive a impressão de beber uma redução de cerveja. Mais redonda que sua versão regular Ambrée, provavelmente dada “laggering” mais longo e refermentação. Um pouco doce demais, mas deveria funcionar bem como um aperitivo.
Ap.3,5 Ar.3,5 Sab.3,75 Sens.3,5 Cj.3,5