Sua aparência é bastante sedutora, com uma tonalidade vermelho-escura, acobreada, cor de mogno, lembrando bastante um vinho menos encorpado. Bastante efervescente, dá a (falsa) impressão de que será uma cerveja leve pois possui certa translucidez. Forma uma camada mediana de creme claro com minúsculas bolhas, que rapidamente assenta e permanece como uma fina fatia durante a degustação. Sua espuma cremosa deixa apenas um mínimo lacing nas laterais da taça.
Seu aroma é bastante potente e desprende com facilidade inúmeras notas maltadas. Enumerando algumas delas, temos amadeirado/carvalho, torrefação, caramelo/melaço, chocolate, baunilha, açúcar mascavo, frutas escuras e frutas vermelhas, como ameixas, cerejas, framboesas, figos, passas, cassis. Extremamente aromática, que chega até a possuir uma sugestão de castanhas torradas, avelãs e nozes. Mas nada de lúpulo, que fica totalmente ocultado. Volatiza sim bastante álcool e isso contribui para uma sensação densa de vinho do Porto. Complexa!!!
Seu paladar inicia bem doce/caramelado e traz bastante picância devido ao alto teor alcoólico. Sentem-se sempre nuances de amadeirado, de chocolate, de passas/damascos e de frutas escuras (as mesmas sentidas no aroma). Final do gole especialmente denso, melado e amadeirado/defumado. Retrogosto seco e suavemente doce, quente e medianamente prolongado, remetendo a álcool, licor e madeira. O corpo dessa cerveja é denso e licoroso. A carbonatação é fraca, com quase nada de crocância. Seu álcool é bastante forte, destoante e facilmente perceptível em qualquer etapa do gole. Sua drinkability é limitadíssima, ficando melhor se a cerveja for harmonizada.
Claro que seu caráter e sua complexidade são elevadíssimos, mas essa Samichlaus possui pouca harmonia (não se sente lúpulo). Justamente por isso, pode enjoar; seja devido à sua extrema doçura ou ao seu extremo álcool. Ainda assim, essa clássica austríaca é uma bomba deliciosa, que traz uma imensa gama de sensações decorrentes do malte. Feita para ser degustada lentamente, demorei mais de 1 hora para conseguir tomar uma garrafa (330 ml) inteira. Até por conta disso, pode ser degustada à temperatura ambiente. É um rótulo recomendado somente para paladares com algum grau de experiência pois certamente causará estranheza enorme nos mais desavisados. No meu inverno sempre tem!