Detalhe da Avaliação

3.9 99
Áustria
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
05 de Outubro de 2008 28555
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
8/10
Adocicada, potente e complexa. Esta é a Lager mais alcoólica do mundo, produzida pela austríaca Eggenberg. Samichlaus significa "Papai Noel" em suíço e por isso feito tão perto do Natal, para ser mais exato a cada dia 6 de dezembro. Tem um período longo de maturação (10 meses) o que lhe confere notas evidentes de envelhecimento e evolui muito bem durante o tempo, principalmente por atenuar a sensação alcoólica.
Quando despejada na taça, mostra uma formação de creme bem discreta, de cor creme, que pouco dura na taça. Também pudera, com todo o potencial alcoólico. A coloração do líquido é castanha, reluzente e apresenta uma translucidez relativamente alta.
No aroma, com certeza o malte derruba qualquer outro componente que faça parte das cervejas. As notas de licor de chocolate, caramelo, melaço, mas com notas não tao adocicadas de amêndoas e nozes. Sensações extremamente vívidas e bem definidas de damasco e figo. O lúpulo é quase imperceptível na cerveja, talvez confira algo de amadeirado. Há ainda um toque de frutas vermelhas e vinho do porto, para completar esse complexo aroma.
No paladar, pode até parecer enjoativa para alguns, pelo perfil bem adocicado. No meu caso Traz novamente as sensações maltadas em primeiro plano (na boca, até mais forte) conferindo notas adocicadas de mel, caramelo, chocolate, cerejas e framboesas. As notas de nozes são bem mais discretas na boca. Novamente há sensações de estar tomando um vinho fortificado um até um licor, graças a textura grossa, que chega a dar vontade de mastigar. Carbonatação bem baixa, como deveria ser. Ao final um leve amargor, um pouco para o lado químico/medicinal e a sensação alcoólica, que não deixa passar despercebida, mas sinceramente, não achei agressivo, por incrível que pareça. Na verdade o envelhecimento fez muito bem a cerveja. Lembro de ter tomado a cerveja mais "fresca" e o álcool estava bem mais aparente. Uma outra sugestão seria harmoniza-la, principalmente para quem acha enjoativa. Com essas duas dicas, acho possível ter uma ótima experiência com essa (apesar de cara) excelente cerveja.

Detalhes

Degustada em
29/Novembro/2010
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Saaz Bier Bar
Preço
R$35
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .