Essa James Squire Golden Ale da Malt Shovel possui um visual bem atraente. Possui coloração alaranjada, escura, pendendo para o âmbar. É uma cerveja limpa (sem sedimentos), mas pouco translúcida e com pouca efervescência. Forma uma camada média de creme claro, fofo e com minúsculas bolhas, que assentou lentamente na taça. Deixa bastante lacing nas laterais.
Seu aroma possui uma personalidade mais voltada para o malte tostado com algo de biscoito e caramelo. Mas nada que desabone muito o lúpulo, que é herbal marcante (Amarillo). Percebem-se notas maltadas adocicadas, mas também algo de amadeirado, grãos/cereal, amendoado e um frutado seco de damascos e tâmaras. Buquê bem apropriado para o estilo proposto, uma Pale Ale com uma faceta bem britânica. Sem off-flavors que mereçam menção.
O paladar é sim saboroso e não foge muito daquilo que foi notado no aroma. Ainda persiste uma densa presença maltada tostada e caramelada, mas agora sem grande doçura evidente. Aqui reinam mais as sensações amadeiradas e secas, com leve amargor que traz equilíbrio ao gole. Retrogosto suavemente seco, com sensações de grãos de cereal, madeira/torrefação e uma pitada cítrica refrescante. O corpo dessa cerveja é bem leve e mineral, chegando quase a ser aguada. A carbonatação é média/alta e proporciona bastante crocância ao gole. O álcool se mantém imperceptível. A drinkability é boa, sendo refrescante e com uma secura que chama novos goles. Contudo, no geral, pode se dizer que o paladar não demonstrou caráter marcante. É um rótulo bem adequado para refrescar e para harmonizações leves.
Essa James Squire Golden Ale é um grande exemplo de cerveja leve, mas com forte predomínio de madeira, malte tostado e de sensações granulosas de cereal (cevada e trigo). Bem inserida no estilo. Não possui muita personalidade, mas é interessante e saborosa, com amargor bem moderado.